X
X

Buscar

Câmara de Brusque desiste oficialmente de implantar uma TV Legislativa

Sem TV Legislativa O presidente da Câmara de Brusque, vereador Jean Pirola (PP), decidiu suspender as tratativas para a instalação da TV Legislativa no município, canal disponibilizado por meio de convênio com a TV Assembleia Legislativa (TVAL). O assunto esteve em pauta numa reunião entre o parlamentar e o diretor-executivo do Observatório Social de Brusque […]

Sem TV Legislativa
O presidente da Câmara de Brusque, vereador Jean Pirola (PP), decidiu suspender as tratativas para a instalação da TV Legislativa no município, canal disponibilizado por meio de convênio com a TV Assembleia Legislativa (TVAL). O assunto esteve em pauta numa reunião entre o parlamentar e o diretor-executivo do Observatório Social de Brusque (OSBr), Evandro Gevaerd, na última sexta-feira, 1º.

Recomendação acatada
“A equipe da Câmara realizou uma pesquisa de preços e constatou que os valores a serem dispendidos com a infraestrutura de um canal de televisão, nesse momento, seriam demasiadamente altos. Por isso, decidimos acatar a recomendação do Observatório e investir mais na qualidade da transmissão que a casa já faz por meio da WebTV, que tem possibilitado à comunidade assistir ao vivo das sessões da Câmara via YouTube e, mais recentemente, pelo Facebook, que ampliou o alcance”, diz Pirola.

Ouvidoria online
O presidente também conversou com Gevaerd a respeito do projeto de ouvidoria online da Câmara de Vereadores, cuja proposta é melhorar a interação entre o poder Legislativo e a sociedade. A ideia é que a ferramenta possa ser acessada por meio de computadores e aplicativo para celulares, e trabalhe em conjunto com o software de tramitação de projetos já utilizado pela Câmara, o Legislador. Pirola também adiantou ao diretor do Observatório que a Câmara providenciará adaptações em sua estrutura interna a fim de que as comissões especiais e as comissões técnicas do Legislativo disponham de uma sala exclusiva de reuniões, equipada de forma a viabilizar transmissões ao vivo dos trabalhos.


Afastamento
Mães de alunos do Centro de Educação Infantil instalado na FIP, no bairro Santa Terezinha, fizeram uma abaixo-assinado em protesto contra o afastamento de uma professora do educandário. A educadora foi acusada de puxar o cabelo de uma criança. Porém, as mães não concordaram com a acusação e se revoltaram com o afastamento preventivo da profissional feito pela Secretaria de Educação. Contudo, após verificar as câmeras de segurança da escola, a prefeitura constatou que não houve a agressão citada, e, segundo as mães dos alunos, tudo já foi esclarecido.


Novos partidos
O movimento nacional de criação de novos partidos não tem empolgado a classe política de Brusque. Segundo informações do Cartório Eleitoral de Brusque, não há registro de criação de diretórios e comissões provisórias de partidos novos que estão se estabelecendo no país. De novidade, de 2016 até agora, apenas o reestabelecimento do PRTB, que estava suspenso, e a mudança de nome do PTN para Podemos.


Novo procedimento
A Prefeitura de Brusque publicou uma nova instrução normativa a fim de cadastrar produtores junto ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Isso porque desde janeiro de 2016 compete ao SIM, e não mais à Vigilância Sanitária, realizar os procedimentos de inspeção sanitária e estabelecimentos que produzem ou processam produtos de origem animal e vegetal. Por isso, é obrigatório aos produtores adotarem um novo procedimento de registro.

Como funciona
Segundo a instrução normativa, os estabelecimentos anteriormente cadastrados, registrados e licenciados pela Vigilância Sanitária de Brusque deverão proceder ao cancelamento da atividade desenvolvida, por meio de requerimento administrativo perante a Vigilância Sanitária, requerendo, na oportunidade, o cadastro no SIM. O prazo concedido para que todos os produtores regularizem a situação é de 180 dias.


Restrição ao tráfego
A Prefeitura de Gaspar informa que, a partir deste mês, veículos acima de 25 toneladas passarão a ter restrições para circular na região central da cidade. Os veículos provenientes da região de Brusque serão desviados para uma rota alternativa. Portanto, os motoristas de veículos com esta capacidade de carga, e que tenham como destino Blumenau ou o Centro-Oeste do estado, que passam pela rodovia Ivo Silveira e avenida Frei Godofredo, quando acessarem o trevo com a avenida Deputado Francisco Mastella, popularmente chamado de trevo da Parolli, terão que obrigatoriamente convergir em direção à rodovia Jorge Lacerda, para então utilizarem a ponte do Vale e acessarem a BR-470.


Notificação a empresas
A Secretária da Fazenda de Brusque divulgou uma lista de dezenas de empresas que tiveram, por decisão administrativa, seu status municipal “suspenso”, por motivo de irregularidade perante a Jucesc ou pela falta de pagamento dos tributos municipais ou cumprimento de obrigações legais. As empresas têm prazo de 60 dias para regularizar sua situação junto à pasta. Decorrido este prazo, será dado baixa no registro do contribuinte. A lista completa está na página 99 do diário oficial do município: www.goo.gl/pbsZjt.


 

Audiência pública
O prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, o Nene, convocou audiência pública para hoje, às 18h, oportunidade em que será apresentado e discutido o Plano Plurianual (PPA) para 2018-2021. O encontro será no plenário da Câmara de Vereadores.