Câmara dos Deputados aprova projeto de criação do prêmio Glória Maria de Jornalismo
Premiação será concedida anualmente em sessão solene no parlamento
Premiação será concedida anualmente em sessão solene no parlamento
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 18, o projeto de resolução (PRC) 10/23, do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), que institui o Prêmio Glória Maria de Jornalismo. O projeto já foi promulgado.
A 2ª secretária da Mesa Diretora, deputada Maria do Rosário (PT-RS), apresentou parecer favorável ao projeto. O prêmio, constituído de uma medalha, será concedido anualmente a um jornalista cujos trabalhos ou ações “merecem especial destaque no jornalismo brasileiro”.
Após indicação dos nomes pelas lideranças partidárias, a definição dos agraciados será feita pela maioria dos integrantes da Mesa Diretora.
A entrega do prêmio será realizada em sessão solene da Câmara dos Deputados, sempre na segunda quinzena do mês de agosto.
A jornalista Glória Maria, da emissoa Globo, faleceu em 2 de fevereiro de 2023, aos 73 anos de idade, após tratamento de câncer no pulmão desde 2019.
Para Maria do Rosário, a jornalista carregou a dimensão da negritude para abrir portas a muitas brasileiras. “A homenagem reconhece o ícone que foi per si, uma mulher negra que quebrou preconceitos”, afirmou.
Aureo Ribeiro lembrou que ela foi a primeira repórter negra a se destacar na televisão. “Quando apresentou o Fantástico, recebeu inúmeras cartas de telespectadores reclamando de sua presença no programa, muitas com ataques racistas, sendo a primeira brasileira a usar a Lei Afonso Arinos, que proibiu a discriminação racial no Brasil, em 1951, à época considerada contravenção”, recordou.
Dialeto bergamasco falado em Botuverá pode ser extinto nas próximas décadas: