Caminhada marca conscientização sobre gravidez precoce
Evento ocorreu na última sexta-feira, 26, com a presença da comunidade e escolas de Brusque
O grupo Amiga, em parceira com o Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia), realizou na última sexta-feira, 26, a primeira edição da Caminha de Conscientização da Prevenção da Gravidez na Adolescência. A ação, além de fazer parte da campanha global sobre o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez não Planejada, integra também o movimento Move Brasil, realizado pelo Sesc. O evento teve a presença de educadores e alunos de diversas escolas bem como da comunidade. A programação envolveu também aulões de yoga e dança do ventre para gestantes além de mini palestras sobre sexualidade e prevenção na adolescência na praça Sesquicentenário.
A psicóloga e coordenadora científica do grupo Amiga, Sara Helena Dadam, afirma que o objetivo da caminhada é conscientizar a comunidade de Brusque sobre a importância da prevenção da gravidez na adolescência ou gravidez não planejada, além de divulgar as ações realizadas pelo grupo. “Temos mais de cem adolescentes grávidas em Brusque, é um número alto em relação ao número de habitantes. O grupo Amiga desenvolve um trabalho desde abril desse ano na comunidade, nas escolas e nos bairros e essa é mais uma forma de divulgarmos as atividades para que a comunidade participe e traga os adolescentes, pais e educadores para abraçar essa causa do projeto conosco”.
Sara afirma que os casos de gravidez na adolescência ainda podem ser consequência da falta de orientação dentro de casa. “Nós, pais, não vivemos a adolescência na mesma época em que eles estão vivendo. Precisamos nos informar para poder conversar e ter um diálogo no nível deles. Existe essa distância entre pais e filhos, pois as vezes os pais não sabem falar na mesma língua que eles, pois não vivenciaram essa fase com um pouco mais de liberdade como é hoje em dia e a essa iniciativa é uma forma de orientar os adolescentes sobre esse assunto”.
A professora na escola Santa Terezinha, Luciana Maria Baron Gamba, relata que muitas dúvidas dos alunos ainda são esclarecidas em sala de aula. “Achamos que a questão da sexualidade é um assunto com abertura, mas nós, como professores, respondemos muitas perguntas que as vezes em casa não são discutidas e essa caminhada é uma oportunidade de discutirmos isso, incentivar essa prevenção e conscientizar os adolescentes”.
A aluna da escola Francisco Araújo Brusque, Ana Beatriz Alves, apoia a ação. “É muito importante esse tipo de iniciativa. Tenho algumas amigas que são adolescentes e tiveram filhos. Minha mãe me orienta muito sobre esse assunto e essa passeata também é uma forma de orientar”.
Campanha global
O Dia Mundial da Prevenção da Gravidez não Planejada é uma campanha global destinada a melhorar a educação sexual, promover a conscientização sobre a contracepção moderna e reduzir os altos índices de gravidez indesejada ou não planejada em todo o planeta. Criada em 2007, se realiza pelo sétimo ano em mais de 70 países da Europa, Ásia e América Latina. Em 2014 o tema é “Sua Vida. Seu Futuro. Conheça suas opções”. Essa iniciativa, pretende reforçar a consciência dos jovens de que ele é responsável por sua vida e que deve adotar um comportamento responsável em relação às suas escolhas nas áreas afetiva e sexual.