X
X

Buscar

Caminhada marca encerramento da Semana de Luta Antimanicomial

Ação aconteceu na manhã desta segunda-feira, 18

Para encerrar a semana de programação alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado nesta sexta-feira, 18, os usuários e funcionários do Centro de Atenção Psicossocial 2 (Caps) fizeram uma caminhada de conscientização.

Os participantes saíram do Caps em direção a Praça da Cidadania com cartazes produzidos durante a semana para lembrar a data. Durante o percurso também foi distribuído material informativo. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas percebam que nossos usuários são pessoas normais, com sentimentos, pois ainda há muito preconceito”, explica a coordenadora do Caps, Marli Paza.

A ação encerou uma semana de programação voltada à Luta Antimanicomial, que iniciou na segunda-feira, 14, e contou com diálogos sobre o tema, bingo, cinema e oficina para confecção de cartazes. “Queremos mostrar que é possível eles estarem em sociedade. É importante eles terem vínculo com a família, a comunidade”.

Luta antimanicomial
O dia 18 de maio marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial.

Com o lema “Por uma sociedade sem manicômios” o movimento tem por objetivo, desde então, propor mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental e questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.

Caps 2
O Caps 2 de Brusque atende no sistema de portas abertas. O local atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h com uma equipe multidisciplinar. Ao procurar pelo Caps a pessoa passa por acolhimento e quem possui transtorno mental crônico e persistente faz o tratamento com profissionais habilitados, com consultas individuais e grupos e oficinas terapêuticas.