Campanha Agosto Dourado conscientiza sobre importância da amamentação

Em Brusque, a Secretaria de Saúde produziu painéis de conscientização, que se encontra exposto no Centro de Serviços em Saúde, na Praça da Cidadania

Campanha Agosto Dourado conscientiza sobre importância da amamentação

Em Brusque, a Secretaria de Saúde produziu painéis de conscientização, que se encontra exposto no Centro de Serviços em Saúde, na Praça da Cidadania

O leite materno é considerado um alimento completo e rico em nutrientes importantes para o desenvolvimento do bebê. Para incentivar a amamentação, agosto é conhecido como o Mês Dourado e no mundo inteiro são realizadas campanhas referentes a este importante ato de amor.

Em Brusque, a Secretaria de Saúde, por meio da equipe do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) – Amamenta Brusque, produziu painéis de conscientização com base na frase: “Presente Saudável, Futuro Sustentável”, tema deste ano da Semana Mundial do Aleitamento Materno, celebrada entre os dias 1º e 7 de agosto. O material ainda se encontra exposto no Centro de Serviços em Saúde, na Praça da Cidadania.

O PCLH presta acompanhamento para mães que apresentem dificuldades para amamentar ou em casos em que o bebê seja prematuro. Também orienta sobre a massagem para extração de leite e alguns cuidados que devem ser tomados na hora de amamentar.

Eunice Sbardelatti, mãe do Vicenzo, foi atendida pelo Amamenta Brusque e conta que a ajuda foi fundamental. “Saí da maternidade sem o conhecimento de algumas coisas, como a posição mais confortável para ele na hora da amamentação. Fico feliz pois fui bem recebida e estou saindo daqui com todas as minhas dúvidas esclarecidas.”

“O incentivo à prática da amentação dura o ano todo, mas, especificamente em agosto, são feitas ações que estimular e mostram para todas as mães a importância do leite materno no desenvolvimento dos bebês”, explica a enfermeira e coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano Amamenta Brusque, Thaisi da Cunha.

Para mais informações sobre amamentação e doação de leite materno, basta procurar o Posto de Coleta de Leite Humano Amamenta Brusque. O programa oferece os frascos e a equipe busca o leite na residência da doadora. O material é encaminhado para o Banco de Leite, na cidade de Blumenau. O serviço está localizado no segundo andar do prédio do Centro de Serviços em Saúde e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Vale destacar, ainda, que ao longo da tarde também são feitos atendimento individuais sobre os temas na Clínica de Terapia Integrada Uni Duni Tê, de segunda a quinta-feira, entre 13h e 16h. As famílias também contam com o apoio da Unidade Básica de Saúde de seu bairro.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio