Campanha com copos biodegradáveis atrai público da 34ª Fenarreco
Desde início da edição, foram recolhidos mais de 15 mil copos com a iniciativa Ganha Ganha
Desde início da edição, foram recolhidos mais de 15 mil copos com a iniciativa Ganha Ganha
A 34ª Festa Nacional do Marreco, a Fenarreco, teve como novidade a utilização de copos biodegradáveis e a Campanha Ganha Ganha, que consiste em o participante da festa recolher 30 unidades do copo e trocar por um ticket de chope de 300ml. A iniciativa já é considerada um sucesso pela organização.
De acordo com o diretor-geral de Turismo da Prefeitura de Brusque, Sidnei Dematé, nos primeiros três dias de festa, foram recolhidos mais de 15 mil unidades com a campanha.
Na quinta-feira, 10, dia de abertura da Fenarreco, mais de 8 mil copos foram recolhidos. Ou seja, foram distribuídos 270 tickets de chope. Na sexta, 11, o número de copos recolhidos foi de 7.470, com 249 tickets distribuídos. E na noite deste sábado, 12, a organização estima que o número também será alto.
Desde que começou a trabalhar no caixa da campanha, que fica próximo aos foodtrucks, o autônomo Jonatas Schwartzhaupt não parou. “O pessoal adorou a ideia. Tem umas pessoas que abraçaram a causa, como um cara que levou 15 tickets em uma noite, montaram um grupo que foi recolhendo os copos”, relata.
É o caso do torneiro Alec Sandro Zeferino, de 18 anos, que contava com o apoio dos amigos na busca de copos abandonados nas mesas. Para ele, é uma satisfação participar.
“A gente se sente feliz, viemos para aproveitar e ajudamos a limpar a festa. Uma mão lavando a outra. Espero que também tenha no próximo ano”, comenta.
A iniciativa também atraiu a auxiliar administrativo Monique Melo, 19 anos, e o empresário Rafael Tavares, 22. “Muita gente joga fora, no chão, ano passado era cheio deles por aí, no banheiro tinha copo jogado por tudo. Esse ano está bem limpo, não tem nada”, conta Tavares.
Monique considera a ideia agregadora ao evento, sendo um dos destaques para ela. “Está bem divertido. Quando a gente vê que o copo está de bobeira, já pegamos. O ambiente está bem mais legal para curtir a festa”, completa.
Segundo Dematé, no final da festa os copos serão pesados e vendidos para uma empresa. O valor dessa venda será doado para uma entidade filantrópica no município.
“Todo mundo ganha. A organização, com o espaço mais limpo, o meio ambiente com o descarte correto dos copos e a instituição que receberá o valor dos recicláveis”, finaliza.