Campanha da Fraternidade 2021: como o diálogo é importante para manter a ordem em meio à pandemia
Presidente da Acibr relaciona o tema Fraternidade e Diálogo com a situação do emprego em Brusque
Presidente da Acibr relaciona o tema Fraternidade e Diálogo com a situação do emprego em Brusque
Neste mês, na série sobre a Campanha da Fraternidade 2021, a Paróquia São Luís Gonzaga aborda a importância do diálogo em relação ao emprego em meio à pandemia da Covid-19.
O tema da campanha é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e durante o ano a paróquia abordará diferentes eixos do assunto, relacionando com a realidade de Brusque. Em abril foi abordada a violência contra a mulher e em maio a saúde, com ênfase no coronavírus.
O texto-base da campanha cita que a pandemia da Covid-19 acentuou ainda mais a desigualdade social através do desemprego. Brusque, no entanto, segue na contramão do país, e ainda que postos de trabalho tenham sido fechados neste último ano, as recolocações no mercado são contínuas e as agências atuam com disponibilidade de vagas.
Os contratos de emprego com horários e salários reduzidos comprometeram a situação financeira de algumas famílias. Por esta razão, aumentou o volume de pessoas atendidas pela Assistência Social da paróquia.
Atualmente, a expectativa é que todos os setores econômicos se estabilizem em breve.
Na pandemia, a Associação Empresarial de Brusque (Acibr) reuniu poderes públicos de Brusque, Guabiruba e Botuverá, bem como as demais entidades de classe, para discutir as medidas que seriam adotadas na região para conter o avanço da Covid-19.
A presidente da Acibr, Rita Cassia Conti, ressalta que o diálogo prevaleceu e foi indispensável para atravessar este momento difícil, no qual havia muito mais perguntas do que respostas. “Reunimos as principais lideranças públicas e privadas da região para discutir quais medidas seriam adotadas. De forma ordeira, respeitando todos os protocolos de saúde e segurança, voltamos às atividades aos poucos, no mês de abril”, recorda.
Na ocasião, a entidade lançou a campanha “União para vencer”. Nela, cada empresário era chamado a contribuir, de forma didática, na orientação de seus colaboradores. “Criamos um protocolo para atestados médicos e elaboramos cartilhas orientativas. De forma fraterna e positiva, vivenciamos aprendizados e superações. Acredito que evoluímos enquanto sociedade. O amadurecimento nos permitiu fortalecer a união de pensamentos e ações”, destaca Rita.
O que a empresária testemunhou nestes últimos meses foi um maior comprometimento da iniciativa privada com seus colaboradores. “O principal foi a valorização do ser humano. Aprendemos a cuidar melhor da gente e cuidar também do outro. Assim, mantivemos postos de trabalho em funcionamento, de maneira ordeira e organizada”, relata.