X
X

Buscar

Campanha de vacina contra influenza em Guabiruba atenderá somente idosos

Ação inicia na próxima segunda-feira e atenderá pessoas a partir de 60 anos

A campanha de vacinação contra influenza inicia na próxima segunda-feira, 23, em todo o território nacional. O primeiro lote de doses será direcionado estritamente para idosos a partir dos 60 anos.

Para evitar aglomero nas unidades de saúde, Em Guabiruba as aplicações serão realizadas em três escolas:

– Osvaldo Ludovico Fuckner, no Bairro Lageado Baixo

– Carlos Maffezzolli, no Bairro São Pedro

– Arthur Wippel, no Centro

A secretária de Saúde de Guabiruba Patrícia Heiderscheidt avisa que não adianta procurar pelas unidades de saúde em busca da vacina contra gripe. “Neste momento, a prioridade são os idosos e as vacinas serão aplicadas somente nas escolas informadas”, reforça.

Tradicionalmente, os grupos prioritários que têm direito à imunização gratuita contra a influenza abrangem muito mais pessoas. No entanto, para evitar aglomeros e como forma de garantir primeiro a proteção aos mais vulneráveis, a distribuição da vacina será feita gradativamente.

Essa distribuição gradativa já era obedecida anteriormente, porém, de uma forma menos restrita. Com a pandemia do coronavírus, medidas mais severas precisaram ser tomadas. “Conforme os lotes forem chegando, vamos ampliando a cobertura para outros grupos de risco”, explica Patrícia.

O atendimento nas salas de vacina instaladas nas escolas a partir de segunda-feira será das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Imunidade

A vacinação contra influenza não oferece proteção contra o vírus causador do covid-19, mas mesmo assim é importante a imunização. “Apesar de não terem nenhuma relação com a doença, elas imunizam contra problemas do trato respiratório, o que ajuda a proteger a saúde como um todo”, explica a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Guabiruba Ana Lúcia Tolentino.

A população pode esclarecer todas as suas dúvidas de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 17h pelo WhatsApp. Os números de cada UBS de Guabiruba são:

UBS Centro – 99288-8978

UBS Lageado – 99235-8924

UBS Aymoré – 99239-6631

UBS Imigrantes – 99220-5782

UBS Guabiruba Sul – 99271-8887

UBS São Pedro – 99233-9856

Secretaria de Saúde de Guabiruba – 99134-5288