Campanha de vacinação de Guabiruba entra na última semana
Crianças e adultos têm até dia 26 para aproveitar serviço gratuito
A imunização contra diferentes tipos de doenças está disponível de forma mais próxima dos moradores dos bairros e localidades de Guabiruba. Cinco unidades de saúde estão disponibilizando o serviço de vacinação em dias específicos, como parte de uma ação da Secretaria de Saúde.
A campanha é desenvolvida desde dia 8 e se estende até o dia 26 deste mês. As aplicações são gratuitas. Além delas, quem perdeu os registros de vacina pode encaminhar o pedido de uma a segunda via da caderneta.
Veja também:
PT pede à Justiça Eleitoral mandados de busca e apreensão na casa de Luciano Hang e na Havan
Antigo Casarão da Saúde, no Centro de Brusque, é demolido
Prefeitura estuda terceirização da Fenarreco nos próximos anos
Segundo a secretária de Saúde, Patrícia Heiderscheidt, a campanha foi inspirada em ações desenvolvidas em outras cidades do estado. Para ela, a postura ativa é uma forma de facilitar o acesso ao serviço. Na avaliação dela, iniciativas semelhantes são importantes para aproximar as crianças que moram longe da unidade do Centro.
De acordo com ela, as distâncias entre os bairros e a sala de vacinação, na unidade do Centro, estão entre os principais obstáculos a serem superados para os moradores manterem as cadernetas atualizadas. “Estamos tentando buscar estas crianças que, talvez, não venham até a unidade”.
A dificuldade, afirma, é constatada pela queda no número de doses. Durante a ação, são aplicadas vacinas contra tétano, sarampo, rubéola e caxumba (tríplice viral), hepatite A e B, varicela, HPV.
Crianças e adultos
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Ana Lúcia Tolentino, não há estimativas de quantas cadernetas estão desatualizadas. Ela destaca a dificuldade de adultos conseguirem conciliar os horários de funcionamento das unidades com os da rotina diária.
Veja também:
Rua de acesso à ponte do Rio Branco será alargada em 2019
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
PM registra três assaltos em um mesmo dia, em Blumenau
Como requisito para ter acesso ao serviço, está a apresentação da caderneta de vacinação, do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento pessoal. A tendência, segundo Ana, é que os últimos dias de vacinação tenham maior movimento nas unidades.
Até esta semana, a procura foi baixa e os resultados serão avaliados para projeção de futuras edições da campanha.
Agende-se:
Lageado Baixo – 22/10
Imigrantes – 23/10
São Pedro – 24/10
Aymoré – 25/10
Guabiruba Sul – 26/10
Atendimento: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30