Campanha institucional pede que eleitores não deixem de votar em Brusque

Acibr lança #SeuVotoSuaVez a partir de preocupação com a abstenção no pleito

Campanha institucional pede que eleitores não deixem de votar em Brusque

Acibr lança #SeuVotoSuaVez a partir de preocupação com a abstenção no pleito

A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr) lançou a campanha #SeuVotoSuaVez em Brusque. O objetivo da ação é conscientizar os eleitores para não deixarem de votar nas eleições no dia 3 de setembro. Neste dia, vão às urnas, das 8h às 17h, para eleger os novos prefeito e vice-prefeito.

Conforme a presidente da Acibr, Rita Cássia Conti, foram criadas artes para disparos por e-mail aos quase 900 associados e redes sociais da entidade, além de divulgação na mídia local.

“A campanha é para voto consciente, para estar presente no dia 3. É só um ano de mandato para o novo prefeito, mas é importantíssimo participar. Para termos representatividade e nos envolvermos nisso. Não é porque é só um ano que temos que deixar”, conta.

Rita detalha que a Acibr percebeu haver um alto índice de rejeição à participação nestas eleições. Isso, segundo ela, foi avaliado com base de dados extraoficiais, como conversas com associados.

Além disso, os dados das últimas eleições no município já demonstram o índice de abstenções dos moradores de Brusque. Nas eleições municipais de 2020, o índice foi de 20,95%, um recorde na cidade. Foram 18.363 eleitores que não compareceram aos locais de votação. Desde 2000-2004, a proporção de pessoas que não participam das eleições só aumenta.

no primeiro turno das eleições de 2022, Brusque registrou a falta de comparecimento de 15,2 mil eleitores, equivalente a 16% de abstenção. Em 2018, o número foi de 7,2 mil, sendo 8,9%. Assim, os números revelam que Brusque teve, em 2022, quase o dobro de abstenções do pleito eleitoral de 2018.

Há ainda o fato de que nesta eleição se votará apenas para prefeito, sem o componente adicional da eleição para a Câmara de Vereadores, a qual, muitas vezes, motivava o eleitor a sair de casa para tentar eleger o candidato a vereador de sua localidade.

Portanto, o material de divulgação destaca o voto consistente, a valorização da cidade e importância da participação popular. “A importância de que todos votem. É um direito e uma responsabilidade nossa de colocarmos as pessoas certas num momento certo”, completa.

Na última quarta-feira, 23, o Conselho das Entidades entregou a lista de 16 pleitos aos candidatos a prefeito de Brusque. São candidatos André Vechi (DC), Molina do Ari (MDB), Paulo Eccel (PT) e Simas (PP). Na ocasião, Rita comentou sobre a campanha institucional da Acibr.

Eleição em Brusque

Na sessão do dia 4 de abril deste ano, o TSE determinou, por 5 votos a 2, a cassação dos mandatos do então prefeito de Brusque, Ari Vequi, e seu vice, Gilmar Doerner, por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral nas Eleições Municipais de 2020.

Os ministros, em sua maioria, também reconheceram a inelegibilidade de todos os envolvidos para as eleições que se realizarem nos oito anos subsequentes às eleições daquele ano.

Agora, com nova eleição e independente do candidato, Rita ressalta que é preciso motivar o voto, além da escolha consciente. “Lastimamos que estamos nesta posição, mas aconteceu e não tem volta. Precisamos encarar isso de forma transparente e ética. Essa é a forma que queremos ajudar neste processo”, completa.

Estão aptos a votar todos os 95.403 eleitores que estavam em dia com a Justiça Eleitoral até 5 de abril de 2023, data em que se encerraram os pedidos de inscrição, alteração de dados cadastrais e transferência de domicílio. A situação eleitoral pode ser verificada por meio do aplicativo e-Título.


Veja agora mesmo!

Após caminhoneiro elogiar Brusque, paraense se muda para empreender na cidade:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo