Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo inicia em Brusque nesta segunda-feira

Em janeiro, município registrou casos da doença pela primeira vez em 20 anos

Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo inicia em Brusque nesta segunda-feira

Em janeiro, município registrou casos da doença pela primeira vez em 20 anos

Começa nesta segunda-feira, 10, e segue até o dia 13 de março mais uma etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. A recomendação do Ministério da Saúde era de que fossem vacinadas pessoas com idade entre 5 e 19 anos.

No entanto, Santa Catarina optou por ampliar a faixa etária e vacinar pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos de idade. O Dia D, em que as salas de vacinação ficam abertas das 8h às 17h, será no dia 15 de fevereiro, próximo sábado.

A diretora da Vigilância em Saúde, Alícia Maria de Andrade Fagundes, explica que no estado já foram registrados 39 municípios com ocorrências de sarampo e a maior parte das pessoas infectadas tem idade entre 15 e 39 anos. Em Brusque, foram dois casos, os primeiros em 20 anos.

“A população precisa ficar em alerta e atualizar sua carteira. Para isso, deve se dirigir a qualquer sala de vacina para que servidor faça a verificação e a aplicação da dose”.

Pessoas com o esquema completo de doses não precisam tomar a vacina novamente. Aqueles que não têm a caderneta, não lembram ou não sabem se completaram o esquema vacinal, precisam tomar as doses desta forma: seis meses de vida: dose zero; um ano de idade: primeira dose; um ano e três meses: segunda dose; até 29 anos: a pessoa precisa ter duas doses e, de 30 a 49 anos de idade: a pessoa precisa ter uma dose.

O sarampo é uma doença respiratória, extremamente contagiosa que pode causar complicações como pneumonia e encefalite e, em casos mais graves, levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar e o vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas.

Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única maneira de evitar o sarampo é com a vacinação.

Os sintomas do sarampo são: febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas pelo corpo.

Febre Amarela

Em decorrência da circulação do vírus da febre amarela na região, os vacinadores também estão aplicando a dose contra a doença. Crianças a partir de 9 meses até adultos com 49 anos devem se imunizar. Com exceção de menores de dois anos, que precisam de um intervalo de um mês, qualquer pessoa pode receber as duas vacinas juntas.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo