X
X

Buscar

Campanha pede pela permanência do helicóptero de resgate Arcanjo 3 na região

A intenção é que ele possa apoiar no salvamento, resgate e suporte avançado à vida

A campanha #ficaarcanjo está mobilizando os moradores de Blumenau e região nas redes sociais, na tentativa de conseguir a permanência do helicóptero de resgate do Corpo de Bombeiros Militar na cidade. O Arcanjo 3 chegou a Blumenau na segunda-feira, 5, e ficará por 30 dias. Porém, a prefeitura busca incentivar e sensibilizar o governo do estado para que a aeronave permaneça definitivamente. A intenção é que ele possa apoiar no salvamento, resgate e suporte avançado à vida.

O secretário de Defesa do Cidadão de Blumenau, Marcelo Schrubbe, explica que o Arcanjo 3 ficará, a princípio, somente neste período, por conta do contrato de locação da aeronave. “Como o Arcanjo 1 foi para a manutenção de 12 anos, foi locado este helicóptero por três meses. Porém, a manutenção aconteceu em dois meses, então ele ficou disponível para fazer uma experiência em Blumenau”, diz.

Hoje, durante a abertura da Oktoberfest, o governador Raimundo Colombo deverá estar presente. A prefeitura aproveitará o momento para entregar o pedido de permanência do Arcanjo 3. “Os empresários também se mobilizaram e estão nos apoiando na causa, pois já perceberam a importância”, comenta Schrubbe.

Além de Blumenau, o Arcanjo 3 poderá atender as cidades do Médio Vale do Itajaí. Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, em 15 minutos é possível atender a região de Brusque, Jaraguá do Sul, Rio do Sul e Itajaí. “Ainda na segunda-feira conseguimos verificar a importância do Arcanjo, pois chegou às 9h e às 11h30 atendeu a um acidente e conseguiu reverter o quadro de saúde de uma vítima e encaminhar com vida ao hospital”, conta Schrubbe.

Ao todo, cinco profissionais ficam a bordo do helicóptero: um médico, um enfermeiro, um soldado do Corpo de Bombeiros, o piloto e o copiloto.

Necessidade

A atuação do Arcanjo 3 será exclusivo ao salvamento de vidas, como acidentes e outros traumas, por exemplo, além de emergência médica. Vai atender também as ações de Defesa Civil, proteção ao meio ambiente, salvamento aquático e resgate em locais de difícil acesso. A aeronave vai ainda atuar diretamente no transporte inter-hospitalar e de órgão para transplantes.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Brusque, tenente Hugo Manfrin Dalossi, ressalta a importância do Arcanjo 3 e informa que a região do Médio Vale do Itajaí conta com mais de 1 milhão de habitantes. “Temos diversas rodovias de tráfego intenso, onde geralmente ocorrem acidentes graves, além do litoral norte, que apresenta um afluxo enorme de turistas no verão, onde o Arcanjo pode auxiliar nos salvamentos no mar”, diz.

O tenente acrescenta que, como a aeronave é uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, com equipe médica especializada, medicamentos e equipamentos, pode realizar intervenções em vítimas em estado grave. “Muitas vezes, esses atendimentos só poderiam ser realizados dentro do hospital”, finaliza.