X
X

Buscar

Campeonato Amador de Guabiruba começa neste fim de semana

Expectativa é que seja um dos mais equilibrados dos últimos anos

Uma das competições mais esperadas do ano na região começa neste fim de semana. O Campeonato Municipal de Futebol Amador de Guabiruba tem fórmula nova e expectativa de bons jogos.

Neste ano, a forma de disputa foi refeita, em comum acordo entre a Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude e os clubes. Agora, a primeira fase tem chave única, com todos o oito jogando entre si uma só vez.

Os quatro primeiros colocados da primeira fase classificam-se à semifinal, que será disputada em ida e volta. A grande final será em jogo único.

Não haverá decisão de terceiro lugar. O terceiro colocado será o derrotado pelo campeão nas semi, e o quarto, o perdedor do vice-campeão.

O número de equipes caiu em relação ao ano passado: eram nove em 2017. Entretanto, o número de partidas para cada time aumentará porque no ano passado a primeira fase dividia os participantes em dois grupos.

O campeonato deste ano também terá dois times novos, pelo menos no nome. Santo Antônio e Juventude são novidades, mas, na verdade, são compostos por jogadores velhos conhecidos do futebol amador local.

A secretária de Esportes, Marcia Watanabe, destaca que, além das duas novidades, os times tradicionais estão confirmados: Cruzeiro, São Pedro, Lageadense e Olaria.

Favoritos reforçados e chance de surpresas

Entra ano, sai ano e o cenário em Guabiruba permanece o mesmo. O Olaria é a grande equipe a ser batida.

O Tricolor da Guabiruba Sul é o papa-títulos da competição. Venceu cinco dos últimos seis campeonatos – 2012, 2013, 2014, 2016 e 2017.

Para tentar manter a hegemonia no municipal, o técnico Nil Westarb, junto com a diretoria do clube, conseguiu reforçar o elenco com algumas peças importantes.

O conhecido Cebola, que jogou no Lageadense, passou a integrar o elenco tricolor. Renato, ex-São Pedro, também voltou ao Olaria, onde já jogou no passado.

O terceiro reforço vem da Europa. O jovem Caíque, ex-jogador da base do Brusque atualmente no Velho Continente, também vai jogar como meia-atacante. “É grande jogador, bem preparado fisicamente”, afirma o técnico multicampeão.

A quarta novidade é o jovem Daniel, de apenas 15 anos. Nilo comenta que ele fez um teste e lhe agradou o estilo de jogo.

O velho conhecido artilheiro Godo Westarb também está confirmado. O técnico diz que tê-lo em campo é fundamental porque ele conhece o caminho das redes.

Nilo desconversa sobre o favoritismo e apela para um ditado batido no meio futebolístico: “futebol é uma caixinha de surpresas”. Ele avalia que, mesmo com o trabalho desenvolvido, outros times podem surpreender. Por isso, o tricolor não pode baixar a guarda, nem “entrar de salto alto”, como diz a gíria do boleiro.

Base mantida
O Lageadense tem se mantido como um dos mais fortes participantes nos últimos anos. O time bateu na trave em 2016 e 2017, quando chegou à final e foi derrotado pelo Olaria.

O presidente do clube, Brian Mannrich, diz que o time está bem preparado. “Temos a mesma base do ano passado, apesar de umas saídas. O time continua competitivo.”

O meia Eder Tormena, que atuou na Europa como profissional e jogou ano passado na equipe, está mantido e deve ser o grande nome novamente.

Brian diz que o objetivo é também chegar à final neste ano e, quem sabe, beliscar o título. Mas ele acredita que o caminho será complicado porque, com menos times, a tendência é que as equipes sejam mais qualificadas.

“Vai ser o campeonato mais equilibrados de todos. Não tem um time que será ruim, vai ser muito disputado”, afirma Brian.

Surpresas
Se Olaria e Lageadense têm dominado o cenário nos últimos anos, os demais tentam chegar pelas beiradas. O tradicional Cruzeiro do Aymoré se reformulou e chega com grande expectativa.

O São Pedro, que já vem fazendo boas campanhas, também pode surpreender. As outras equipes tentam na base da garra um lugar ao sol para, quem sabe, desbancar o Olaria.

Primeira rodada – 23/09
9h30
São Pedro x Juventude – Estádio Luiz Carminati, bairro São Pedro
Lageadense x Poço Central – Reinaldo Batschauer, bairro Lageado Baixo

15h15
Cruzeiro x Santo Antônio – Estádio João Alfredo Koehler, bairro Aymoré
Misto x Olaria – Estádio Reinaldo Batschauer, bairro Lageado Baixo