Campeonato Catarinense de 2020 terá turno único e apenas um rebaixado

Haverá quartas de final com oito das 10 equipes que disputam a competição

Campeonato Catarinense de 2020 terá turno único e apenas um rebaixado

Haverá quartas de final com oito das 10 equipes que disputam a competição

O Campeonato Catarinense terá nova fórmula de disputa em 2020, após decisão tomada no congresso técnico com clubes e Federação Catarinense de Futebol (FCF) nesta quarta-feira, 20: a primeira fase terá turno único, com nove rodadas, e oito das 10 equipes se classificam às quartas de final. Todas as fases de mata-mata terão confrontos de ida e volta. Os dois últimos colocados disputam uma “final ao contrário” em ida e volta para definir o único rebaixado.

Serão utilizadas 15 das 16 datas estipuladas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a realização dos estaduais. Não haverá rodada no Carnaval. A competição deverá começar em 22 de janeiro, e tem término previsto para 26 de abril.

Na final contra o rebaixamento, caso haja empate no saldo de gols do confronto, quem permanece é a equipe mandante no jogo de volta, ou seja, aquela que terminou na nona posição na primeira fase.

As equipes poderão inscrever no máximo 30 jogadores, sendo que jogadores da base entre 16 e 19 anos não são considerados neste limite. Haverá árbitro de vídeo (VAR) apenas na final do campeonato, e se houver acordo entre os clubes para a utilização do recurso.

Brusque, Avaí, Chapecoense, Figueirense, Criciúma, Marcílio Dias, Joinville, Tubarão, Concórdia e Juventus disputam a competição, que em 2021 deverá contar com 12 equipes.

Forma rejeitada

A fórmula aprovada foi elaborada pela Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SC Clubes). A alternativa rejeitada, proposta pela FCF, consistia em dois grupos, com confrontos entre si em turno e returno, antes de chegar às quartas de final. No jogo para escapar do rebaixamento, o empate total entre as equipes seria decidido em pênaltis.

Recopa

Ainda na reunião do conselho técnico do Catarinense Série A 2020 foi definido o dia 18 de janeiro como data da Recopa Catarinense, competição na qual se enfrentam o campeão catarinense e o campeão da Copa Santa Catarina em jogo único. A edição de 2020 abrirá o calendário do futebol catarinense, com uma partida entre Avaí versus Brusque ou Marcílio Dias, na Ressacada.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo