Campeonato de Futebol Amador de Guabiruba terá Olaria buscando o tetra consecutivo
Cruzeiro e Decorações Fischer são duas das equipes que buscam quebrar sequência do atual campeão
O Campeonato Municipal de Futebol Amador começa neste domingo, 1º, em Guabiruba, com nove equipes tentando interromper a sequência de três títulos consecutivos do Olaria, que vem soberano nos últimos anos.
O Lageadense, principal rival e finalista em 2016, 2017 e 2018, está enfraquecido e com um elenco bem mais jovem para esta edição. Entre os participantes, o Cruzeiro e o Decorações Fischer são os times mais bem cotados para interromper a série hegemônica do clube da Guabiruba Sul.
O Olaria é tricampeão consecutivo, sempre vencendo o Lageadense na final. Em 2018, o título veio nos pênaltis, após o empate em 1 1 no tempo normal. A equipe do bairro Lageado Baixo, desta vez, não figura entre as favoritas. O clube esteve próximo de sequer formar um elenco para a disputa do campeonato em 2019, mas o ex-jogador Juari Batschauer assumiu o compromisso de renovar a equipe.
“A equipe se desmanchou, estamos atualmente com poucos jogadores que eram do elenco do ano passado. Boa parte daquele time acabou indo para o Decorações Fischer. Estamos com uma garotada, com um ciclo de renovação. Estamos com o objetivo de chegar às semifinais neste ano”, comenta.
Membro da diretoria, Eduardo Becker acredita que o Lageadense está na chave que, em teoria, é a mais acessível, e lamenta a perda de grandes nomes, como Eder Tormena, Edinísio, Gil, Josiano, Royo, entre outros.
“Sabemos que, classificando, vamos pegar pedreira nas quartas de final, mas vamos com muita vontade e determinação e principalmente com os pés no chão. Sabemos que para chegar a uma final vai ser muito complicado.”
O meia Eder Tormena não pretendia deixar o Lageadense, mas sem a continuidade do elenco que bateu de frente com o Olaria nos anos anteriores, decidiu aceitar o convite do Cruzeiro, onde também possui muitos amigos. “Estamos no grupo mais forte. Acho que vamos chegar mais preparados no mata-mata por termos tantos jogos grandes. Acredito mesmo que no papel, Olaria, Cruzeiro e Decorações Fischer, que tem a base do último elenco do Lageadense, vão brigar pelo título.”
O goleiro Jelson, do Olaria, explica que a base do time está mantida, com reforços pontuais e jogadores jovens. “É necessária também essa renovação, querendo ou não o pessoal também acaba ficando velho. Jogamos juntos há muito tempo, reforçar com dois ou três jovens é importante”, comenta. A principal ausência é Guto Tormena, um dos astros da equipe nos últimos anos. Ele deve ser o técnico do Cruzeiro, do Aymoré, após ter passado por uma cirurgia de hérnia.
Multicampeão, o goleiro também vem de uma conquista recente em outra modalidade. No futsal, ele venceu o Campeonato de Futsal de Guabiruba com o Atlético Guabirubense no último sábado, 24, batendo o Olaria por 3 a 2 na final. “Ali [no confronto] é tudo da casa, a rivalidade fica dentro de quadra e meu coração sempre vai bater pelo Olaria.”
Diferente de 2018, quando oito equipes disputaram a competição, desta vez são dez, divididas em dois grupos de cinco. Sai o Juventude, entram Marmoraria Kons, Decorações Fischer e Força Jovem. A fase de grupos elimina apenas dois times, com quatro de cada seguindo adiante rumo às quartas de final, disputadas em ida e volta, assim como as semifinais. A final é disputada em jogo único.
Na última edição, oito equipes participaram em grupo único, e se enfrentaram em turno único. Ao fim da primeira fase, os quatro primeiros colocados foram às semifinais.
Primeira rodada
Chave A
9h15 – Lageadense x São Pedro
Estádio Reinaldo Batschauer, Lageado Baixo
15h15 – Marmoraria Kons x Força Jovem
Estádio João Koehler, Aymoré
Chave B
9h15 – Olaria x Cruzeiro
Estádio Orlando Westarb, Guabiruba Sul
15h15 – Misto x Santo Antônio
Estádio Reinaldo Batschauer, Lageado Baixo