Campeonato de Futsal de Guabiruba terá 44 times e começa neste sábado
Edição de 2025 tem duas divisões na competição masculina e 12 equipes na feminina
Edição de 2025 tem duas divisões na competição masculina e 12 equipes na feminina
O Campeonato de Futsal de Guabiruba começa neste sábado, 17, no ginásio João Schaefer, com um número recorde de equipes: são 32 times no torneio masculino, que disputarão duas divisões diferentes; e mais 12 equipes na competição feminina. Os jogos se estendem até 16 de agosto.
A grande novidade está nas duas divisões do torneio masculino. A elite, com 12 equipes, foi batizada Série Ouro, enquanto a segunda divisão, com 20, é a Série Prata.
Estão na Série Ouro de 2025 os 12 melhores times do campeonato de 2024. Na Série Prata, estão times rebaixados e novas equipes. Dos 12 rebaixados, 11 continuam ativos na segunda divisão: Amigos da Pelada, Samaritanos, Guarani, São Cristóvão, Paysandu, Bolerage, DHM, Tecebem, Red Bulls, River (como Antunes Futsal) e Real Lageadense. As outras nove equipes são novidades em relação ao ano passado.
“A avaliação é de que será um campeonato bem mais disputado, com esta seleção destas 12 equipes, que ficaram na primeira divisão. No ano passado já houve jogos emocionantes, e neste ano vai ser bem mais. É praticamente o pessoal que se classificou [para a segunda fase] no ano passado, e muitos destes times se reforçaram. A expectativa nossa, do Tarumã, é fazer um ótimo campeonato e, no final, levantar mais uma taça”, comenta o goleiro e capitão Jelson, do Atlético Tarumã.
No campeonato feminino, o Fênix tenta conquistar seu 10º troféu e completa 20 anos em 2025. Em 2024, a equipe venceu o Tor na final. Teve Duda como artilheira e melhor jogadora, e Amandinha como goleira menos vazada e o destaque da final.
“Para este ano não tivemos mudanças significativas, mantivemos a base da equipe. A expectativa é para fazermos um bom campeonato e estarmos na briga por um possível título novamente”, comenta a capitã Jéssica Bretzke, a Pepe.
O Lageado/Topsun é uma das equipes estreantes na competição. Seu técnico, Alan Rodrigo Rocha, é professor e comanda o time de futsal Sub-16 do Lageado Baixo nos Jogos Comunitários de Guabiruba.
“Tivemos a ideia de formar uma equipe para estar participando neste ano na Série Prata. Minha primeira intenção seria participar como atleta, pois é um sonho meu jogar ao lado do meu filho que faz parte da equipe, mas como tive que passar por duas recentes cirurgias, não foi possível nesse momento”, explica.
Rocha começou a montar o elenco com amigos do filho, Pedro, que também são seus ex-alunos. Alguns atletas mais experientes também compõem o elenco, mas a base é formada por menores de 17 anos, que terão sua primeira participação no Campeonato de Futsal de Guabiruba.
A intenção é ir longe na Série Prata, mas reconhecendo a quantidade de concorrentes na luta por uma vaga na elite. “Vamos lutar. Caso não conseguirmos o acesso para a série Ouro em 2026, continuaremos, pois com certeza será um grande aprendizado para todos nós.”
Na Série Ouro, as 12 equipes são divididas em dois grupos. Classificam-se as quatro melhores das duas chaves para as quartas de final. Os dois últimos colocados de cada grupo são rebaixados à Série Prata de 2026.
O campeonato feminino segue a mesma fórmula da Série Ouro masculina, mas sem rebaixamento.
A Série Prata tem 20 equipes divididas em quatro grupos. As duas melhores equipes de cada grupo passam às quartas de final. Os quatro semifinalistas têm acesso garantido à Série Ouro de 2026.
Os confrontos de mata-mata são disputados em jogo único.
Felinas
Fênix
Nacional
Olaria
Tarumã
Três Trevo
Boos
Inter Miami
PBS
São Cristóvão
Tor Futsal A
Tor Futsal B
Atlético Paranaense
Atlético Tarumã
GDR Futsal
Misto
Nacional GFC
Tor Futsal
Atlético Garibaldi
Aymoré
Cruzeiro
10 de Junho
Guabisoccer
Olaria
Guarani
Juventus
Real Lageadense
Resenha
Tecebem
Amigos da Pelada
Avante
Caresias
DHM Futsal
Paysandu
Fúria GBA
Lageado/Topsun
Red Bulls
Samaritanos
São Cristóvão
Antunes Futsal
Boleragem FA
Inter Guabirubense
Manancial
YZ Futsal
18h – Boos x São Cristóvão
17h – Fênix x Nacional
9h – Felinas x Tarumã
17h – 10 de Junho x Guabisoccer
21h – Tor Futsal x Atlético Paranaense
11h – GDR x Misto
16h – Resenha x Tecebem
20h – Manancial x Antunes
22h – Amigos da Pelada x Avante
8h – Samaritanos x Red Bulls
10h – Boleragem FA x YZ Futsal
O Fênix conquistou, em 2024, seu nono título do municipal feminino, com vitória por 2 a 1 sobre o Tor Futsal nos pênaltis, após 1 a 1 no tempo normal. Duda fez o gol do Fênix, enquanto Pâmela marcou para as vice-campeãs.
O Atlético Tarumã é o atual campeão no naipe masculino, com uma campanha de 100% de aproveitamento. Venceu o Olaria por 5 a 2 na final, com gols de Matheus (três vezes), Gelson e Chugui.
Brusquense, Ivete Appel foi escolhida Brotinho do Mês do Carlinhos Bar nos anos 60: