Câncer de mama: radiologista de Brusque explica quando o exame deve ser realizado
Mamografia é uma ferramenta vital na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
A mamografia, um exame de imagem que utiliza raios-X de baixa dose para detectar alterações suspeitas no tecido mamário, é uma ferramenta vital na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a forma mais comum de câncer entre as mulheres em todo o mundo.
Esta técnica não invasiva tem revolucionado a detecção da doença, aumentando significativamente as taxas de sobrevivência.
Em entrevista ao jornal O Município, o radiologista Henrique Sandrini Cascaes, que atua na clínica HC Imagem, que fica no Hospital Imigrantes, falou sobre a importância e esclareceu dúvidas comuns de um dos exames mais importantes da vida de uma mulher.
Leia sobre o assunto:
– Outubro Rosa: diagnóstico precoce do câncer de mama é um benefício para paciente e para a saúde do sistema
Frequência e fatores de risco
Segundo o radiologista, mulheres com mais de 40 anos devem realizar o exame ao menos uma vez por ano. Já para pacientes abaixo dos 40, é comum que se mostre necessária uma indicação clínica.
Henrique também explica que algumas pacientes podem apresentar um alto risco de ter a doença devido histórico familiar de primeiro grau ou mutação genética conhecida.
“Nesses casos existe a recomendação de rastreamento antecipado e avaliação clínica de um mastologista de forma anual. Vale sempre lembrar que todas as mulheres a partir dos 40 devem realizar a mamografia anual, sem idade limite para parar o rastreamento”.
O médico conclui dizendo que a mulher que possui histórico de doenças na família costuma apresentar os primeiros sinais por volta dos 35 anos, ou 10 anos antes da idade em que o parente de primeiro grau descobriu a doença.
Benefícios da Mamografia
Detectando o câncer em estágios iniciais: a mamografia é altamente eficaz na detecção de tumores pequenos e outras alterações no tecido mamário, permitindo o tratamento antes que a doença se espalhe para outras partes do corpo.
Redução da taxa de mortalidade: estudos demonstraram que o rastreamento mamográfico regular reduz a taxa de mortalidade por câncer de mama, pois possibilita o diagnóstico precoce e intervenção médica imediata.
Facilidade e rapidez: a mamografia é um procedimento relativamente rápido e simples, geralmente levando apenas alguns minutos. É um método acessível e amplamente disponível em muitas partes do mundo.
Assista agora mesmo!
Dialeto bergamasco falado em Botuverá pode ser extinto nas próximas décadas: