X
X

Buscar

Câncer de próstata: diagnóstico precoce pode aumentar a chance de recuperação em até 90%

Principal barreira do tratamento é o preconceito que afasta homens do exame de toque

Incentivados pela família e amigos, ou sensibilizados pelas campanhas anuais do Novembro Azul, vem crescendo a consciência entre homens com mais de 40 anos sobre a necessidade de fazer exames de prevenção ao câncer de próstata.

Contudo, muitos pacientes evitam procurar pelo exame de toque por conta do medo e do preconceito. De acordo com o urologista Gilberto Laurino Almeida, isso acontece pois não existe uma cultura de saúde masculina reforçada no país, diferentemente com o que ocorre com as mulheres, que já na adolescência vão ao ginecologista.

O profissional alerta que não há como prevenir o câncer de próstata, por isso o exame anual é tão importante. “Quando falamos em prevenção, estamos nos referindo ao diagnóstico precoce, pois dessa forma, a chance de recuperação é maior, em mais de 90% dos casos”, afirma.

Para verificar a saúde da próstata, o médico pode solicitar três exames: dosagem do PSA no sangue (um biomarcador de câncer), exame de toque prostático e, eventualmente, ressonância da próstata. Especialistas recomendam que nenhum dos exames feitos isoladamente é específico para identificar o surgimento do câncer, então o ideal é associar principalmente o de toque com o de sangue.

De acordo com o urologista Antonio Corrêa Lopes Neto, a idade ideal para iniciar o check-up pode ter uma pequena variação. “Em geral, o recomendado é que homens comecem a realizar os exames a partir dos 50 anos. No entanto, caso haja histórico da doença na família, recomendamos antecipar para 40-45 anos. Da mesma forma, indivíduos da raça negra devem se preocupar mais precocemente também”, orienta.

“Habitualmente, a neoplasia de próstata não apresenta sinais em uma fase inicial. Por isso, sempre explicamos para os homens que a ausência de sintomas não exclui a possibilidade de ser portador dessa doença. Apenas com os exames é que poderemos avaliar adequadamente”, alerta Neto.

O câncer de próstata é a segunda doença maligna mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. O médico explica que existem alguns fatores que podem contribuir para o surgimento do câncer como a idade, histórico familiar (principalmente de 1º e 2º graus), a etnia (homens negros têm um grau de incidência maior de desenvolver tumores mais agressivos) e pessoas com obesidade.

A missão, principalmente durante o Novembro Azul, é estimular que os homens façam seus exames periódicos. Gilberto comenta que já começa a perceber uma mudança com as gerações mais jovens que estão mais atentas aos cuidados preventivos relacionados à saúde.

Prevenção desde jovem

A Sociedade Brasileira de Urologia orienta que homens façam exames preventivos já na adolescência. O urologista Fábio Maurízio Nery aponta a importância do check-up antecipado, principalmente para evitar outras doenças.

“Existem doenças que podem ser prevenidas, como o câncer de testículo, que predomina entre os jovens. A prevenção evita outros problemas futuros. Por exemplo, tratar a varicocele evita a infertilidade. É importante que o homem crie esse hábito de ir ao médico desde novo, para tirar dúvidas e fazer exames”, orienta.

Nery ressalta que, na maioria dos casos, os homens costumam procurar o médico só quando sentem algum sintoma. “Isso precisa mudar, e foi uma das razões que levaram ao surgimento do Novembro Azul. É importante que o homem crie esse hábito de ir ao médico desde jovem, fazer exames de check-up e tirar dúvidas. Isso pode ser incentivado em conversas de amigos e familiares, além de se inspirar no exemplo de outros homens do seu convívio. Então traga a pessoa que você ama, seu pai, tio, irmão, para cuidar da saúde e consultar um urologista”, completa.

– Assista agora:
“Se você não lutar, a doença vai te derrubar”, diz moradora de Brusque que venceu o câncer de mama