O jornal O Município enviou aos quatro candidatos a prefeito de Brusque quatro perguntas iguais sobre assuntos relevantes à comunidade. As questões foram escolhidas após análise da redação sobre problemas considerados importantes para a cidade.
A terceira foi: “Há reclamações constantes sobre o descarte de efluentes no rio Itajaí-Mirim e em ribeirões da cidade, que deixam as águas coloridas. Caso eleito, você pretende fazer algo a respeito? O que efetivamente?“.
Confira as respostas.
André Vechi (DC)
– Convênios para coleta e análise de efluentes: firmaremos convênios com entidades parceiras para a coleta e análise de efluentes, garantindo a eficácia dos processos de tratamento e preservação dos nossos recursos hídricos;
– Aprimorar e implantar o projeto das ecobarreiras nos rios: implementaremos o projeto das ecobarreiras nos rios, uma iniciativa inovadora para combater a poluição e preservar nossos cursos d’água, contando com a participação ativa da comunidade.
Molina do Ari (MDB)
Nós somos favoráveis à liberdade econômica, aos investimentos e ao crescimento da nossa economia, mas somos totalmente favoráveis à sustentabilidade e aos cuidados e conservação do nosso meio ambiente, especialmente em relação ao nosso manancial, o rio Itajaí-Mirim e seus afluentes. Acredito que este é um dos problemas históricos em nossa cidade que vamos solucionar por meio de parcerias com entidades e órgãos de fiscalização estadual. Muitas empresas que precisam dar o destino correto ao seu esgoto industrial possuem alvarás dos órgãos estaduais. Portanto, essa ação deve ser feita em conjunto entre a prefeitura e o governo do estado. Hoje, temos uma empresa privada que realiza a correta destinação desses efluentes, captando e tratando esse material. Vamos criar um plano de fiscalização integrada, envolvendo também a Fundema, para a rápida identificação de possíveis poluidores, e tomaremos as devidas medidas administrativas necessárias para acabar de vez com essas ocorrências.
Paulo Eccel (PT)
Infelizmente esta situação, bem comum diga-se de passagem, é verificada por toda a população e geralmente registrada nas redes sociais das pessoas e também através da imprensa. Evidente que está faltando consciência ambiental por quem faz isso. Somos certamente o município com o maior número de tinturarias do Brasil. As maiores do Brasil aqui estão sediadas e tenho certeza que esta prática poluidora não é generalizada. Por isso, nossa primeira ação será buscar o diálogo com todas as empresas do ramo, a fim de destacar que a cidade não tolera mais ações contrárias à sustentabilidade. Com elas, vamos buscar estabelecer parcerias para projetos ambientais, como a arborização do município. Logicamente, caso o diálogo não surta o efeito esperado, o órgão ambiental municipal agirá com o estrito cumprimento da lei.
Simas (PP)
Já passou da hora de Brusque fazer um enfrentamento na questão do esgotamento sanitário. Um dos nossos primeiros atos, assim que assumirmos, será dar celeridade na licitação para contratação da empresa que vai fazer o esgotamento sanitário. Essa licitação, neste momento, está paralisada por conta do período que a cidade está vivendo. No entanto, para nós, o Time do Povo, esta é uma prioridade absoluta por se tratar de saúde pública e sustentabilidade.
Veja agora mesmo!
Desenvolvedor de Guiné-Bissau, na África, conheceu Brusque após contato no LinkedIn: