Candidatos à Prefeitura de Brusque listam ações prioritárias para a área da saúde
Candidatos elencaram suas prioridades a pedido de O Município
Candidatos elencaram suas prioridades a pedido de O Município
Para conhecer as propostas dos candidatos a prefeito de Brusque em áreas importantes, o jornal O Município enviou três perguntas iguais aos seis postulantes ao cargo na cidade. As questões foram escolhidas após análise da redação sobre problemas considerados importantes para a cidade.
A terceira foi: “Elenque três medidas efetivas para melhorar o atendimento na área da saúde (ser específico)“.
Confira abaixo as respostas.
Resposta: Nossa primeira ação na saúde será a abertura do Pronto Atendimento (PA) do bairro Santa Terezinha, com funcionamento de no mínimo 12 horas ao dia. O espaço deverá abrigar ainda um centro de apoio da mulher, materno e infantil, com toda estrutura complementar à saúde pública.
Com esta ação e somando ao Pronto Atendimento do Hospital Dom Joaquim, que no ano passado abriu suas portas ao Sistema Único de Saúde (SUS) pela primeira vez em sua história e ainda, ao Hospital Azambuja, queremos ampliar a oferta do atendimento À nossa comunidade. Uma das grandes reivindicações que mais ouvimos de nossa população é ser rapidamente atendido quando da chegada em um PA.
Outra proposta é ampliar o número de consultas, exames e cirurgias nas mais diversas especialidades, com o objetivo de avançar e diminuir as filas de espera. Isto se dará através de mutirões, como aqueles que já realizamos nos últimos três anos e nove meses.
Ainda nesta área vale frisar ainda que assumimos o compromisso de implementar o chamado “Acesso Avanço” em todas as 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pela cidade. Este serviço tem por objetivo dar um atendimento rápido, eficiente e acolhedor a todos os usuários do SUS que procura um posto de saúde.
Resposta: O maior patrimônio do indivíduo é a saúde. E três coisas são essenciais para que isso aconteça. Trabalharemos no tripé: médicos, exames e remédios. Você precisa de bons médicos. Você precisa de tecnologia para fazer um diagnóstico preciso e com rapidez. Depois desse diagnóstico, vem a prescrição dos medicamentos, onde não poderão faltar os remédios necessários para toda a população.
Resposta: – Implantar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Santa Terezinha, bem como implantação de novas Unidades Básicas de Saúde, de acordo com as necessidades locais;
– Agilizar o atendimento ao usuário através da utilização de ferramentas tecnológicas para agendamento de consultas e informações, da reformulação dos fluxos, da ampliação do número de consultas com especialistas e dos exames e da revisão/ampliação da Remume (Relação Municipal de Medicamentos);
– Qualificar permanentemente e valorizar os profissionais da rede municipal de saúde para um atendimento humanizado e de excelência.
Resposta: – Implantação de um Pronto Atendimento com obstetra, pediatra e clínico geral, reativando e utilizando o imóvel localizado em frente à Unifebe no bairro Santa Terezinha.
– Ampliar as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Águas Claras, Limeira e Steffen com equipes aptas para fazer o atendimento de urgência até as 23h e a construção de Unidade Básica de Saúde no Bairro Tomaz Coelho.
– Implantar o Programa “Saúde Inteligente”. Prontuário eletrônico, com agendamento de consultas por aplicativo, que resultará agilidade no processo de marcação de consultas, exames e outros procedimentos de saúde, gerando eficiência para os profissionais da saúde e principalmente para a população.
Resposta: – Atendimento de saúde em casa – projeto de telemedicina, onde será possível o atendimento com um médico por telefone, celular ou internet, como já acontece nos melhores países do mundo;
– Agendamento eletrônico – maior comodidade para o cidadão, podendo realizar agendamento de consultas e exames por meio de aplicativo; sem esquecer de fornecer outros meios para as pessoas ainda sem acesso as novas tecnologias;
– Fortalecimento e aplicação da saúde da família, com visitas frequentes por profissionais capacitados e, quando necessário, por médico especialista em saúde da família. Além de garantir transporte gratuito para realização de consultas e exames.
Resposta: – Tornar as Unidades Básicas de Saúde resolutivas.
– Ampliar o horário de pronto atendimento em três polos: Santa Terezinha, Águas Claras, Dom Joaquim;
– Oferecer aos profissionais de saúde uma ampla formação continuada preparando-os para os novos tempos.