Candidaturas de Brusque e região: saiba quem deve concorrer nas eleições de 2022
Brusque, Guabiruba e Botuverá tem, atualmente, 19 pré-candidatos a deputado estadual, federal e suplente de senador
Brusque, Guabiruba e Botuverá tem, atualmente, 19 pré-candidatos a deputado estadual, federal e suplente de senador
Com a chegada do período das convenções partidárias para as eleições de outubro, as candidaturas vão se desenhando. Antigos e novos nomes da região de Brusque, Guabiruba e Botuverá devem disputar as vagas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e Câmara dos Deputados.
Atualmente, Brusque possui 16 pré-candidatos a deputado estadual, federal e suplente de senador. Destes, dez estão com as candidaturas praticamente confirmadas. O primeiro pré-candidato da cidade já oficializado como candidato pelo partido é Yordan Gums (Novo). Em Guabiruba, há dois pré-candidatos, um a deputado estadual, que já é dado como certo, e outro a federal, nome que está em análise. Botuverá deve ter apenas uma candidata.
Os pré-candidatos de Brusque que realmente devem registrar a candidatura a deputado estadual são: Danilo Rezini (PSD), Jocimar dos Santos (DC), Jonas Paegle (Patriota), Luciano Camargo (União), Paulo Eccel (PT) e Yordan Gums. Em Guabiruba, Marcos Habitzreuter (DC) é o único da cidade que deve concorrer a deputado estadual. Marise Tormena (PTB), de Botuverá, deve ser candidata a uma vaga na Alesc.
A federal, Brusque tem três pré-candidatos em que a candidatura está praticamente confirmada. São eles: Alessandro Simas (PP), Luiz Deschamps (PV) e Paulo Sestrem (Podemos). Brusque terá ainda um candidato a suplente de senador. O empresário Hermes Klann (PL) será o primeiro suplente da chapa do pré-candidato a senador Jorge Seif (PL).
Na lista abaixo, são avaliadas as possibilidades de os pré-candidatos de Brusque, Guabiruba e Botuverá realmente concorrerem nas eleições. As chances são divididas em “candidaturas praticamente confirmadas”, na cor verde; e “candidaturas em análise”, em amarelo. Confira as possibilidades:
Danilo Rezini (PSD)
Com a “benção” do ex-governador Raimundo Colombo (PSD), o presidente do Brusque, Danilo Rezini, deve participar de mais uma eleição. O nome de Danilo está praticamente confirmado na disputa.
Jocimar dos Santos (DC)
Jocimar dos Santos deixou o cargo de secretário de Desenvolvimento Social para concorrer nas eleições. Vereador da cidade e presidente do DC-SC, ele deve realmente registrar a candidatura. Recentemente, Jocimar rompeu com o governo Ari Vequi após desentendimento com o vice-prefeito.
Jonas Paegle (Patriota)
Cotado como candidato desde que deixou a prefeitura, o ex-prefeito Jonas Paegle conta com o apoio do governo de Brusque na disputa por uma cadeira na Alesc. A candidatura de Jonas está praticamente confirmada.
Luciano Camargo (União)
Ex-diretor-presidente do Samae de Brusque, Luciano Camargo ainda vai disputar a vaga a deputado estadual nas convenções do União Brasil. Porém, a participação de Camargo como candidato já é dada como certa. Ele se licenciou do cargo efetivo que exercia no Samae recentemente.
Marcos Habitzreuter (DC)
Representando Guabiruba, o advogado Marcos Habitzreuter deve ser candidato a deputado estadual. Ele deve contar com apoio de partidos como MDB e PP, adversários históricos no município. A candidatura de Marcos conta com o aval do presidente do DC-SC, Jocimar dos Santos.
Marise Tormena (PTB)
A única candidatura de Botuverá e do PTB na região deve ser a de Marise Tormena. O nome dela será oficializado nas convenções da legenda e conta com o apoio do presidente PTB-SC, Kennedy Nunes.
Paulo Eccel (PT)
O ex-prefeito de Brusque Paulo Eccel já foi anunciado como pré-candidato a deputado estadual pelo PT e deve registrar a candidatura. Paulo enfrenta um processo na Justiça em que tenta reverter uma decisão do TJ-SC que o condenou em segunda instância por crime de responsabilidade, mas isso não o impedirá de concorrer até que o recurso seja julgado.
Yordan Gums (Novo)
Ex-líder do núcleo de filiados do Novo de Brusque, Yordan Gums foi aprovado no processo seletivo interno da legenda e realiza atividades de pré-campanha nas redes sociais. A candidatura de Yordan já foi oficializada pelo Novo.
Alessandro Simas (PP)
Para formar “dobradinha” com Jonas Paegle, o presidente da Câmara, Alessandro Simas, também deve registrar a candidatura após as convenções. Ele contará com o apoio do governo de Brusque na disputa.
Luiz Deschamps (PV)
O professor Luiz Deschamps deve concorrer nas eleições de outubro. O nome de Deschamps como candidato a deputado federal já é considerado “martelo batido” dentro do PV.
Paulo Sestrem (Podemos)
O nome do ex-vereador Paulo Sestrem, que foi candidato a prefeito de Brusque nas eleições de 2020, é dado como certo na disputa. Ele fará dobradinha com o ex-prefeito de São João Batista Daniel Netto Cândido (Podemos), este que será candidato a deputado estadual.
Hermes Klann (PL)
O único brusquense que é pré-candidato ao cargo de suplente de senador é o empresário Hermes Klann. A candidatura dele deve ser oficializada em breve. Hermes será suplente de Jorge Seif (PL), ex-secretário nacional de Pesca.
André Batisti, o Deco, Otávio Ferreira e Sebastião Lima (PL)
Os nomes dos três pré-candidatos do PL de Brusque estão em análise. A definição se vão ou não concorrer ocorrerá nas convenções. O ex-comandante da PM Otávio Ferreira realiza atividades de pré-campanha, mas depende do aval do partido para de fato registrar a candidatura.
Serafim Venzon (PSDB)
Ainda não se sabe se o ex-deputado estadual Serafim Venzon disputará mais uma eleição. Quem da família Venzon que de fato deve concorrer é o filho João. Circula nos bastidores, porém, que Serafim teria demonstrado interesse na disputa novamente.
André Rezini (Republicanos)
A candidatura do diretor de futebol do Brusque, André Rezini, está em análise, mas não deve ser registrada. Isso porque o pai, Danilo, já é dado como certo como candidato a deputado estadual. Se o pai for, o filho não deve concorrer.
João Venzon (PSDB)
A candidatura de João Venzon, filho de Serafim, está encaminhada, mas ainda não se sabe a qual cargo ele concorrerá. A expectativa maior é que seja ao de deputado federal.
Osmar Vicentini (União)
O ex-deputado estadual de Guabiruba, Osmar Vicentini, avalia a possibilidade de ser candidato a deputado federal. Ele, porém, ainda não decidiu se realmente vai concorrer.