X
X

Buscar

Canil da Polícia Militar em Brusque deve começar a funcionar no fim de 2020

Instalação para até quatro cães será construída no quartel do 18º Batalhão, no bairro Santa Terezinha

O 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM) deverá ter, até o fim de 2020, a Companhia de Policiamento com Cães, o Canil, que funcionará no quartel localizado no bairro Santa Terezinha. De acordo com o comandante, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, já há 70% da verba necessária garantida, proveniente de emendas parlamentares, o que seria suficiente em um momento inicial. Os outros 30% também serão recebidos por meio de emendas.

Ferreira Filho relata que o projeto arquitetônico está sendo elaborado pela Prefeitura de Brusque. “Estivemos esperando pelo retorno da prefeitura para dar sequência às tratativas. Falta a finalização do projeto arquitetônico, e então vamos abrir um processo licitatório por meio da prefeitura para iniciarmos a obra.”

Na expectativa do policial, o canil deverá funcionar a partir de outubro ou novembro. Uma viatura adaptada foi encomendada ao estado para transportar os cães. O veículo deverá chegar no meio do ano

O pedido pelo canil tem a justificativa do tráfico de drogas. O auxílio dos cães é bastante útil neste tipo de crime, que tem chamado a atenção da Polícia Militar de Brusque. No futuro, os animais também podem prestar serviços em partidas do Brusque Futebol Clube, como acontece em diversos estádios.

A aquisição dos animais será por meio de recursos da própria Polícia Militar. Também existe a possibilidade de algum canil do estado ter algum cão para doar. Além disso, também será necessária a aquisição de uma viatura para o transporte dos cães nas operações.

Os cães precisam ser filhotes, para serem treinados e acostumados com seus tutores. O treinamento dura cerca de um ano e meio. Antes disso, os animais não atuam nas operações. Quatro policiais serão qualificados para a atividade e vão passar por um curso no Canil Central da Polícia Militar de Santa Catarina.

Dê o play abaixo e ouça o podcast Aquecimento Catarinão 2020, com tudo o que você precisa saber sobre o estadual!

Aguarde alguns poucos segundos para carregar.
https://api.soundcloud.com/tracks/744523096