Cano do Samae rompe e abre cratera em cruzamento do Centro

Vazamento ocorreu devido à fragilidade da tubulação de amianto, segundo presidente do Samae

Cano do Samae rompe e abre cratera em cruzamento do Centro

Vazamento ocorreu devido à fragilidade da tubulação de amianto, segundo presidente do Samae

Na noite de domingo, 1º, um cano da rede de abastecimento de água do Samae se rompeu e abriu uma cratera no cruzamento da rua Barão do Rio Branco com a Rodrigues Alves, no Centro. Informados pela Guarda de Trânsito, por volta das 22h30, os funcionários do Samae sinalizaram o local com cones para evitar acidentes.
Segundo o presidente da autarquia, Rogério Ristow, o rompimento da tubulação é consequência da fragilidade do cimento-amianto, material utilizado no abastecimento. A cratera, por sua vez, é causada em razão do intenso volume de água, que umedece a areia e destrói o asfalto.

“É normal acontecer rompimentos na tubulação de amianto, porque é uma tubulação ultrapassada e antiga. Qualquer pressão ou qualquer bolha de ar dentro do tubo causa o vazamento. E a água acaba comendo e levando tudo que há por baixo do asfalto e causando o buraco”, afirma o presidente.
Outro rompimento ocorrido na manhã de sábado, desta vez na Adriano Schaefer (confira no box), também pode ter causado o vazamento na Barão do Rio Branco. Quando a rede é reaberta após manutenção, explica Ristow, a pressão da água pode romper os tubos de outros locais.

“Quando fecha a rede para arrumar o vazamento, a água para de correr no tubo. Aí quando reabrimos a rede e tem essa alteração de pressão, a consequência é o rompimento em outros lugares. Mas tudo pela fragilidade do material”.

O conserto do vazamento da Barão do Rio Branco ocorreu durante todo o dia de ontem. No entanto, desde a noite de domingo, as residências localizadas ao longo da rua e algumas outras do bairro Santa Rita ficaram sem água. Além da manutenção do tubo, o buraco também foi coberto. De acordo com Ristow, o espaço será pavimentado na manhã de hoje.
Substituição dos tubos

O presidente afirma que o rompimento de tubulações em Brusque é frequente, por isto, o Samae projeta continuar em 2015 a substituição do cimento-amianto por tubulação de PVC – serviço já realizado em algumas ruas do município. Em janeiro, a autarquia iniciará a substituição da tubulação da Rui Barbosa desde a Ponte Estaiada.

Depois, o serviço entrará na Adriano Schaefer e passará por toda a Rodrigues Alves para, posterirormente, entrar na Barão do Rio Branco até a Ponte dos Bombeiros.

Rompimento na Adriano Schaefer

Na manhã de sábado, um vazamento na rua Adriano Schaefer, no Centro, chamou a atenção de pedestres e motoristas devido ao grande volume de água. Segundo o presidente do Samae, o abundante fluxo se deve às grandes tubulações do local, que são responsáveis por abastecer bairros como o Santa Rita e o Santa Terezinha.

adriano schafer vazamento

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo