Brusque sedia oficina de controle e participação social do SUS
Encontro teve como foco a capacitação, orientação e elaboração de orçamentos da saúde
Encontro teve como foco a capacitação, orientação e elaboração de orçamentos da saúde
Na quarta-feira, 24, Brusque sediou uma oficina de controle e participação social do Sistema Único de Saúde (SUS), focado para a comunidade, integrantes do conselho municipal (Comusa), agentes comunitários e servidores do setor de saúde. O encontro teve como foco a capacitação, orientação e elaboração de orçamentos da saúde.
A promoção foi da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e reuniu representantes dos municípios da microrregião de Botuverá e Guabiruba. O encontro ocorreu durante todo o dia no auditório da Uniasselvi.
O palestrante foi César Augusto Frantz, com passagens pela Secretaria de Estado da Saúde e consultor do Ministério da Saúde. Na ocasião, Frantz abordou aspectos que envolvem a atuação e responsabilidade do Comusa perante a aplicação dos recursos do SUS.
“Abordamos nesta capacitação a construção do plano municipal de saúde, que é uma construção para quatro anos, as prioridades anuais, que são elaboradas um ano antes de sua aplicação e a Lei Orçamentária Anual”, comenta Frantz, lembrando ainda dos princípios básicos do SUS, que são a universalidade, a integralidade e a gratuidade.