X
X

Buscar

Carlos Henrique Beuting fala dos desafios no comando da Secretaria de Obras

Beuting prioriza a agilidade dos serviços; ele assumiu a secretaria nesta semana

Carlos Henrique Beuting, servidor público efetivo desde 2014 na Prefeitura de Brusque, assumiu nesta semana a Secretaria de Obras. Nascido e criado no município, ele tem 39 anos, é engenheiro eletricista, formado há 11 anos pela Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Leia também: Mês de junho teve as temperaturas mais baixas dos últimos anos em Brusque

Beuting foi convidado para o cargo pelo presidente do Democratas (DEM), Jones Bosio, e recebeu o apoio do prefeito José Luiz Cunha, o Bóca, e dos vereadores do DEM: Celso Carlos Emydio da Silva (Doutor Celso) e Moacir Giraldi (Moacir da Acapra).

“Por ser efetivo e não ter filiação partidária, não participar de convenções e não ter esse perfil político, foi uma grande surpresa o convite”, diz Beuting. Ele conta que analisou a proposta e que até chegou a indicar alguns profissionais que teriam capacidade para assumir a secretaria.

No entanto, assumiu a responsabilidade e vê a função como uma oportunidade de crescimento profissional.

Agilidade dos serviços

O novo secretário afirma que o trabalho na Secretaria de Obras é muito intenso, as demandas são imediatas e até retroativas. “A demanda da cidade é enorme, temos muitos profissionais na pasta também – cerca de 430. A secretaria não pode parar, existe esse apelo da comunidade, todo mundo quer saber o que vai ser feito e o que não será feito”.

Beuting diz que o momento é de adaptação e que as pendências estão sendo retomadas e as solicitações reforçadas pela comunidade. ” No setor elétrico se fala muito em eficiência energética. E eu quero fazer um trabalho que seja mais eficiente, que a secretaria seja mais eficiente, trabalhar na qualidade do serviço, melhorar a qualidade. Buscamos realizar uma eficientização dos serviços”, destaca.

O secretário ainda afirma que um dos principais pontos é ajustar as demandas no orçamento público, para atender as prioridades, as obras que estão em andamento e que não podem parar. “O meu compromisso é como servidor. Hoje estou lotado neste cargo, mas eu sou um servidor. A responsabilidade que trago para a secretaria é a responsabilidade de servir ao público, propiciando segurança aos nossos trabalhadores para que possam executar os serviços”.

Trajetória profissional

Beuting ingressou no serviço público em 2012, quando assumiu a função de fazer projetos elétricos e fiscalização de obras no Clube de Engenharia. A contratação não foi partidária e ele era o único profissional para desempenhar essa atividade no órgão municipal.

Em 2014, após ser aprovado em concurso público para Engenheiro eletricista – 25 candidatos para uma vaga-, ele integrou o quadro de servidores efetivos de Brusque. Beuting era lotado no Departamento Geral de Infraestrutura (DGI).

Com a troca de prefeito no município, no começo do mês passado, o servidor foi convidado para assumir a Iluminação Pública de Brusque, onde ficou por um curto período de tempo. Em seguida, foi chamado para assumir a pasta de Obras de Brusque.