X
X

Buscar

Carlos Renaux conquista título regional em sua primeira participação na Copa Acef

A conquista foi tão comemorada que o grupo responsável pelo título fez uma carreata do Santos Dumont até o estádio Augusto Bauer

A equipe juvenil do Carlos Renaux conquistou o inédito título da Copa Acef na primeira edição em que o clube brusquense participou. Na final, realizada no último sábado no campo do Santos Dumont, o time venceu o Guarani de São Bento do Sul por 1 a 0 e ergueu o troféu. Em uma longa competição, que iniciou em março, o clube brusquense passou por altos e baixos e encontrou adversários de bom nível técnico pelo caminho. A Copa Acef é uma competição regional. Nove equipes fizeram parte desta edição.

A conquista foi tão comemorada que o grupo responsável pelo título fez uma carreata do Santos Dumont até o estádio Augusto Bauer. O auxiliar técnico da equipe juvenil do Carlos Renaux, Luiz Ricardo Souza, diz que o título é uma afirmação para o grupo. “Esse troféu coroa o trabalho realizado durante todo o ano. Confiávamos no título, e ele veio, mostrando a nossa união”.

A campanha

Os atletas do Carlos Renaux não tiveram facilidade na primeira etapa da Copa Acef. Apesar de estrearem com vitória – 3 a 1 diante do Craque Futuro de Piçarras – sofreram na sequência dois empates: diante de Ipiranga, de Rio Negrinho; e Afeg de Guabiruba. No caminho houve ainda uma derrota por 2 a 0 para a equipe Grêmio/Porto Belo. A equipe só voltou a vencer na competição quando goleou o Juventude, de Luís Alves, por 4 a 0.

Na reta final da primeira etapa, o time brusquense conquistou a primeira vitória fora de casa, diante da FME Balneário Camboriú por 3 a 2. Em seguida, perdeu para a FMEL Itajaí por 4 a 2 e, na última partida da fase de pontos corridos, conquistou uma importante vitória em cima da equipe que também seria finalista, Guarani, por 1 a 0.

A campanha cheia de altos e baixos rendeu ao time de Brusque uma posição ruim ao término da primeira fase do campeonato. O time terminou em quinto lugar. Seis equipes avançaram. Como teve uma das piores campanhas entre os finalistas, o Renaux não poderia sequer empatar as partidas seguintes ou então, segundo o regulamento da Acef, estaria fora da competição.

Neste clima de pressão por vitórias, os atletas brusquenses não perderam mais nenhuma partida. Derrotaram a FME Balneário Camboriú nas quartas por 2 a 0 e também os vizinhos da Afeg de Guabiruba pelo placar mínimo de 1 a 0, conquistando a vaga para a decisão do título.

A final
A equipe de São Bento do Sul tinha a melhor campanha da competição. Credenciou-se para a semifinal sem precisar passar pelas quartas. Por isso, o Guarani chegou com status de favorito a Brusque e tentou mostrar o motivo desde o início, pressionando o Carlos Renaux na primeira etapa. Os melhores lances saíram dos pés da equipe de São Bento.

No segundo tempo, apesar de o time visitante continuar com mais posse de bola, os atletas do Renaux tiveram mais oportunidades do ataque. Em um deles, surgiu o gol solitário da partida. Em cobrança de escanteio, Gabriel Kuhnen cobrou e Gaúcho empurrou para as redes.