Carlos Renaux se prepara para estreia na Série C no dia em que completa 106 anos
Trabalho desenvolvido pelo Vovô mudou expectativa da diretoria: de mero figurante a possível surpresa
Depois de 378 dias, o time profissional do Carlos Renaux volta a campo para começar uma nova campanha na Série C do Campeonato Catarinense: o jogo de estreia do Vovô e de abertura da competição será disputado contra o Orleans, às 16h deste sábado, 14, dia do 106º aniversário do clube brusquense. Inicialmente com um discurso de disputar a terceira divisão apenas pela participação, a diretoria mudou o tom e tem esperanças em uma grande campanha. Na edição anterior, a equipe foi eliminada nas semifinais.
A partir das 14h, no estádio, serão realizadas também homenagens às escolinhas de futebol do clube, aos professores e aos ex-jogadores do Vovô. O presidente, Renato Petruschky, o Tato, convida a torcida para este evento pré-jogo e, com a construção do elenco e projeto de gestão Carlos Renaux 200 anos, está otimista sobre o potencial da equipe.
“Tínhamos um time mais cauteloso no ano passado. Este me parece mais intenso. O meio-campo também é experiente. É um time de menor investimento que no ano passado, mas é muito bom, e precisamos ver se isto se confirma em campo.”
A equipe atual é formada por 25 jogadores, que treinaram nesta quinta-feira, 12, no Augusto Bauer, com base no que já é sabido sobre o Orleans. O técnico Romário explica que o último amistoso do adversário, contra o Sub-20 do Criciúma, foi todo gravado para análise.
“É uma competição curta, intensa, que precisa de um elenco qualificado para atingirmos nosso objetivo, que é o acesso. Nossa equipe tem muita aplicação tática, os atletas têm se dedicado para serem fiéis ao que é proposto no treino. O time não se omite, gosta da posse de bola, pressiona imediatamente quando perde, e tem posse de bola vertical, com profundidade”, comenta.
Preparação
A equipe disputou três jogos-treino com equipes que disputam a Copa Santa Catarina:
Joinville 3×1 Carlos Renaux
Carlos Renaux 1×1 Fluminense de Joinville
Almirante Barroso 0x1 Carlos Renaux
A competição
O Carlos Renaux está no Grupo A da Série C, com Atlético Itajaí, Orleans e Curitibanos. No Grupo B, estão Nação, Caçador, Porto e Jaraguá. As equipes se enfrentam dentro do próprio grupo, em turno e returno. As duas melhores equipes vão às semifinais, em ida e volta. Não há critério de gol marcado fora de casa. A final também é disputada em ida e volta.
Em 2018, os elencos relacionados para as partidas poderiam ter até cinco jogadores com 23 anos ou mais. Esta regra não existe em 2019. Podem atuar jogadores amadores que não tenham mais de 20 anos completos.
Adversários
Clube Atlético Itajaí
É a equipe vice-campeã da Série C de 2018, perdendo a final para o Próspera, que conquistou o acesso. Eliminou o Carlos Renaux nas semifinais, com dois empates. Em 2016, foi campeão da Série C sobre o Fluminense, de Joinville. Como desistiu de participar da Série B estadual em 2017, a vaga ficou com seu adversário. Assim, o time auriazul voltou às atividades a partir da terceira divisão. Foi fundado em 10 de dezembro de 2012.
Curitibanos Esporte Clube
Fundado em Curitibanos, na Serra catarinense, em 1999, a equipe manda suas partidas em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis. Participa da Série C do Catarinense de forma ininterrupta desde 2013, e em 2017 disputou a competição em fusão com o Orleans, quando chegou ao segundo lugar. Desde 2015, sofre as maiores goleadas da competição: 11 a 1 contra o NEC Litoral em 2015, 6 a 0 contra o Atlético Itajaí em 2016, 5 a 0 contra o Blumenau em 2017 e nada menos que 19 a 0 contra o Atlético Itajaí em 2018.
Associação Atlética Orleans
Participou da Série C em 2017, em fusão com o Orleans, e de forma independente em 2018, ficou no quinto lugar, à frente de Jaraguá, Porto e Curitibanos. Nunca enfrentou o Carlos Renaux.
De onde parou
O Carlos Renaux dá continuidade ao seu projeto de retornar ao futebol profissional. Em 2018, no primeiro ano desta nova iniciativa, acumulou os seguintes números:
Jogos do Vovô
Carlos Renaux x Orleans
Sábado, 14 de setembro – 16h – Augusto Bauer
Atlético Itajaí x Carlos Renaux
22/09/2019 – 15h – Roberto Santos Garcia (Camboriú)
Curitibanos x Carlos Renaux
29/09/2019 – 15h – Antônio Amadeu Moisés (Paulo Lopes)
Carlos Renaux x Curitibanos
05/10/2019 – 15h – Augusto Bauer
Carlos Renaux x Atlético Itajaí
12/10/2019 – 15h – Augusto Bauer
Orleans x Carlos Renaux
20/10/2019 – 15h – Municipal Osmundino Mateus (Orleans)
Datas sujeitas a alteração