Carnês IPTU 2021 de Brusque já estão disponíveis para impressão; veja como emitir a guia
Imposto pode ser impresso pelo site da Prefeitura de Brusque, para pagamento em até 10 vezes
Imposto pode ser impresso pelo site da Prefeitura de Brusque, para pagamento em até 10 vezes
A impressão dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já está disponível no site da Prefeitura de Brusque. O vencimento da primeira parcela ou da cota única, conforme opção do contribuinte, é 10 de março.
Para emitir a guia, basta acessar o site da Prefeitura de Brusque e clicar na opção “Emissão de IPTU”. É necessário ter em mãos o número do CPF do proprietário ou do Cadastro Imobiliário do Imóvel.
“Quem optar pelo pagamento em parcela única tem desconto de 15%. Já em 3 parcelas, o desconto é de 10%. O contribuinte que estiver com o IPTU em dia terá também um abatimento de 5% no valor do imposto”, detalha o diretor-geral de Tributação da Secretaria da Fazenda, Guilherme Ouriques.
Vale lembrar, que o contribuinte que não realizar o pagamento do Imposto é inscrito em Dívida Ativa, o que ocasiona o bloqueio da emissão de certidão negativa, caso queira participar de licitação ou outro procedimento com o município.
“A inscrição em Dívida Ativa implica ainda em eventuais cobranças, tanto administrativas quanto judiciais, que podem levar a uma restrição de crédito ou penhora de valores bancários”, completa Ouriques.
De acordo com o diretor-geral, a previsão de arrecadação deste ano é de aproximadamente R$ 36 milhões, como ocorreu em 2020 em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
“Nossa estimativa é de que teremos uma inadimplência maior no pagamento do IPTU por conta da pandemia. Em março, mês que vence a primeira parcela, a expectativa de arrecadação deve ficar em torno de R$ 21 milhões”, comenta Ouriques.
Para 2021, o reajuste aplicado sobre o imposto foi de 3,89%, de acordo com a inflação acumulada do período anterior.
O IPTU é um imposto cobrado de quem tem um imóvel urbano. Pode ser casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade. Ele é cobrado pela prefeitura e o valor varia de acordo com a avaliação do imóvel.
Todo o dinheiro arrecadado com o IPTU fica no município, sendo que o recurso é revertido para o seu desenvolvimento.
O dono do imóvel é o responsável pelo pagamento do imposto. É em seu nome que o carnê é gerado. O locatário do imóvel pode realizar o pagamento do IPTU para o proprietário, desde que isso esteja previsto no contrato de aluguel.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: