Cartório Eleitoral divulga mudanças em locais de votação em Brusque e Botuverá

Eleitores devem ficar atentos às alterações nas seções e às regras para o período de campanha

Cartório Eleitoral divulga mudanças em locais de votação em Brusque e Botuverá

Eleitores devem ficar atentos às alterações nas seções e às regras para o período de campanha

Na tarde desta sexta-feira, 17, o Cartório Eleitoral de Brusque reuniu a imprensa para repassar algumas informações sobre o período eleitoral e as eleições de 7 de outubro.

Alguns locais de votação foram modificados. Todos os eleitores que votavam na antiga sede da Uniasselvi, na avenida Otto Renaux, a partir de agora votam na Escola de Educação Básica Francisco de Araújo Brusque, no bairro São Luiz, que terá 20 seções e será o maior local de votação de Brusque.

Da mesma forma, os eleitores que em anos anteriores votavam na sede do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Brusque (Sintrafite), foram transferidos para a nova sede da Uniasselvi, na Villa Schlösser.

Em Botuverá também há uma modificação. As seções saíram da Escola Alto Pedras Grandes e foram para a Escola Municipal Ines Gianesini Merizio.

O número de seções exclusivas para receber as justificativas de voto também foi ampliada. Estas seções estarão na Unifebe, Escola Santa Terezinha, Escola Monsenhor Gregório Locks, Escola Dom João Becker, Escola Ivo Silveira, Escola Paquetá, EScola Nova Brasília, CEI Tia Ana, Escola Feliciano Pires, CEI Max Rodolfo Steffen, Escola João Hassmann, Colégio Cônsul Carlos Renaux, Escola Araújo Brusque e Escola Companheiro Ayres Gevaerd. Em Guabiruba, os eleitores poderão justificar na Escola João Boos.

Resumo do voto
Neste ano, Brusque terá uma votação quase que 100% biométrica. Por este motivo, o chefe de cartório da 86ª Zona Eleitoral, Guilherme Benedet, destaca que a votação tende a ser mais demorada. “Desta vez, o eleitor precisa votar em seis candidatos e além disso, a biometria é mais lenta, por isso, reforçamos a importância de o eleitor chegar cedo em sua seção e evitar filas”, diz.

Outra novidade deste ano será o resumo da votação na urna eletrônica. Depois de votar para deputado federal, deputado estadual, senador (dois candidatos), governador e presidente, aparecerá na tela da urna eletrônica um resumo para que o eleitor confirme o seu voto nestes candidatos. “É a oportunidade que o eleitor tem de conferir os seus votos no fim da votação”, diz.

Proibições
Benedet esclarece que a lei eleitoral está cada vez mais rígida quando se trata de propaganda eleitoral, por isso, neste ano, estão em vigor novas regras.

Entre as principais, ele destaca a proibição de outdoors e cavaletes; o uso de carros de som que são permitidos das 8h às 22h, somente para acompanhar carreatas, comícios ou caminhadas; os adesivos podem ser fixados no parabrisa traseiro dos veículos, porém, é limitado a apenas um adesivo por carro. Nas casas, a única propaganda permitida é fixar adesivo na janela, respeitando o tamanho máximo de 0,5m². Também não é permitido distribuir brindes como bonés, broches, canetas, camisetas, entre outros.

Para denunciar irregularidades, o eleitor pode acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), que tem um espaço exclusivo para receber denúncias que serão encaminhadas para o Ministério Público.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio