Cartório eleitoral volta a atender dia 3 em novo endereço
Atendimento ao público está suspenso, em virtude da transferência da sede para a rua Humberto Mattiolli
O cartório eleitoral de Brusque, responsável pela 5ª e 86ª zonas eleitorais, voltará a atender a população somente na próxima terça-feira, 3. Desde o dia 26, o atendimento está suspenso, em virtude da transferência da sede do cartório da avenida das Comunidades para um novo local, também no Centro.
Cidadãos que quiserem fazer a primeira ou segunda via ou transferir o título de eleitor terão que esperar mais uma semana.
A Justiça Eleitoral, a partir da próxima semana, atenderá na rua Mattiolli, no antigo prédio da Imobiliária Moresco, quase em frente à praça Sesquicentenário, no horário tradicional: das 12h às 19h.
Conforme o técnico judiciário Zanir Fontela, os prazos processuais envolvendo todos os trâmites feitos no cartório, tanto pela população quanto por advogados, estão suspensos durante o período de troca de sede.
Ele diz que esta mudança já é planejada há anos e que somente em 2015 o Tribuna Regional Eleitoral (TRE-SC) conseguiu fechar um contrato de locação de um novo espaço.
Necessidade de mudança
A necessidade de mudança foi baseada em dois motivos. O primeiro é a falta de acessibilidade do local onde o cartório funcionava até agora, localizado no segundo andar de um edifício e sem acesso direto por elevador, o que dificultava a vida dos deficientes físicos que precisavam se dirigir ao local.
A mudança também servirá para garantir um espaço mais adequado à Justiça Eleitoral, já que, em breve, começará a ser realizado o cadastramento biométrico dos eleitores de Brusque. “Fazia tempo que o tribunal vinha procurando um outro local adequado, para facilitar o atendimento destas pessoas”, destaca o técnico judiciário.
O imóvel sofreu pequenas adaptações para se adequar às necessidades da Justiça Eleitoral. Nesta semana, além da transferência dos móveis e da documentação do cartório, uma equipe de tecnologia da informação do TRE-SC também está em Brusque para proceder a transferência dos sistemas informatizados utilizados pelo cartório.