Casa de Brusque divulga primeira imagem de barão de Schneeburg, fundador da cidade
Após décadas de pesquisas, historiadores encontraram quadro no Museu Histórico de Santa Catarina
A Casa de Brusque divulgou na noite desta quinta-feira, 27, um retrato inédito do barão Maximilian von Schneeburg, o primeiro diretor da Colônia Itajaí-Brusque. A imagem foi localizada após décadas de pesquisas. A divulgação ocorreu durante um evento realizado na sede do museu. Na oportunidade, também foi lançada a edição de 2019 do Anuário Notícias de Vicente Só.
Os historiadores do museu chegaram a viajar para a Europa em busca do retrato, que estava no Brasil. Em 2008, pesquisadores foram até o Rio de Janeiro para procurar a imagem, mas foram informados que o quadro estava na Bahia.
Eles foram até o nordeste para encontrar o registro, mas lá receberam a notícia de que a imagem não estava lá. Já em 2019, Roque Dirschnabel, que faz parte da equipe de historiadores da Casa de Brusque, teve uma pista de onde o quadro poderia estar.
Os historiadores Celso Deucher e Roque Dirschnabel encontraram o quadro no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, em agosto de 2019. O quadro estava na reserva técnica do museu e não estava em exposição.
Segundo Deucher, o retrato foi pintado pelo artista francês Louis-Auguste Moreaux, que conviveu com o barão em Petrópolis, no Rio de Janeiro, alguns anos antes dele vir para Brusque.
Desde agosto do ano passado, os historiadores fizeram várias negociações para conseguir ver o quadro. A equipe também precisou de uma autorização do museu para fazer a réplica da imagem. Com o apoio de patrocinadores de Brusque e região, foi possível realizar a réplica do quadro que ficará na Casa de Brusque.
“Isso é um trabalho de toda equipe e não apenas meu e do Roque. Os pesquisadores e historiadores fizeram com que esse quadro pudesse chegar a Brusque e pudéssemos fazer essa grande descoberta”, pontua.
O presidente da Casa de Brusque, Ricardo José Scharf, explica que até então os historiadores da cidade tentavam encontrar uma imagem do barão, mas sem sucesso. Segundo ele, muitas pessoas confundem a imagem do fundador do município com a de Francisco Carlos de Araújo Brusque, que está exposta na praça Sesquicentenário.
A Casa de Brusque providenciou réplicas menores do retrato do barão que foram entregues aos prefeitos Jonas Paegle, de Brusque, Mathias Kohler, de Guabiruba, Ivan Martins, presidente da Câmara de Brusque e Rosita Kohler, presidente da Câmara de Guabiruba, bem como para a Juíza Diretora do Fórum da Comarca de Brusque, Camila Coelho.
Anuário Vicente Só
O presidente afirma que o destaque da edição de 2019 do Anuário Notícias de Vicente Só é a descoberta da imagem do barão de Schneeburg, que inclusive é a capa do livro. Esta edição teve o apoio de algumas empresas da cidade.
Foram produzidos 500 exemplares desta edição que serão vendidos na Casa de Brusque. O valor de cada livro é de R$ 30.