Casa de Passagem está oficialmente fechada
Ex-moradores que são dependentes químicos serão encaminhados para clínicas de reabilitação
Ex-moradores que são dependentes químicos serão encaminhados para clínicas de reabilitação
O Abrigo Institucional, conhecido como Casa de Passagem, encerrou suas atividades ontem, após pouco mais de dois anos de atividade. O local abrigava moradores de rua e dependentes químicos em uma estrutura adaptada na rua Hercílio Luz, no Centro, e nos últimos meses chegou a receber até 15 pessoas simultaneamente.
De acordo com informações da Secretaria de Assistência Social e Habitação, a oferta do espaço demandava investimentos mensais de até R$ 60 mil. Com a reorientação dos usuários para outros serviços, como o aluguel social e a oferta de passagem de retorno para suas cidades de origem, a expectativa é de que os custos com tratamentos sejam reduzidos.
Para atender os usuários que necessitarem do serviço a partir de agora, a Prefeitura de Brusque firmou convênio com duas clínicas. Para aqueles que não são dependentes químicos, ainda é oferecido o aluguel social e também uma cesta básica. O objetivo do serviço, diz a administração municipal, é atender pessoas adultas de ambos os sexos e famílias que estejam em situação de vulnerabilidade ou de risco social, visando a reintegração na comunidade.
Tratamento
A partir de agora, os pacientes que utilizarem as instituições especializadas serão selecionados pelas equipes de profissionais que atuam no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas). A necessidade de encaminhar ou não quem for identificado como dependente químico será diagnosticada por um médico psiquiatra e a adesão ao tratamento deve ser voluntária.