Casa é atingida por incêndio e mulher sofre queimaduras ao salvar crianças em Blumenau
Caso foi registrado na tarde desta segunda-feira
Uma mulher sofreu queimaduras de 2º grau após a casa em que ela estava ser atingida por um incêndio em Blumenau, no Vale do Itajaí, na tarde desta segunda-feira, 29. A vítima conseguiu salvar todas as crianças que estavam na residência, localizada na rua Paulo Eberhard, no bairro Valparaíso, mas acabou se ferindo.
De acordo com o relatório do Corpo de Bombeiros, que foi acionado por volta de 15h, a vítima estava em uma das três quitinetes, que tinha aproximadamente 50 metros quadrados, no pavimento térreo. Quando a equipe chegou, as vítimas já estavam fora da casa.
Vítimas do incêndio
O local foi atingido diretamente pelo fogo e pela fumaça, causando danos em toda mobília do quarto das crianças e danos parciais nos demais cômodos devido à fumaça.
Na residência morava a mulher e os três filhos menores de idade. Todos estavam em casa quando o fogo começou. A mulher conseguiu retirar todas as crianças, mas sofreu queimaduras de 2º grau em algumas regiões do rosto e nos dois braços.
Ainda de acordo com o relatório do Corpo de Bombeiros, a mulher apresentava tosse, fraqueza e irritação nas vias aéreas. Ela recebeu atendimento da unidade do Samu de Blumenau e foi conduzida ao Hospital Santo Antônio. As crianças foram avaliadas e ficaram aos cuidados do avô paterno.
Casas vizinhas
Segundo os bombeiros, o incêndio atingiu uma edificação de alvenaria de aproximadamente 300m² de área total construída, de dois pavimentos, subdividida em três quitinetes para aluguel, onde residem três famílias distintas.
A primeira quitinete, também com 50m², não foi atingida pelo fogo nem pela fumaça. No local reside um casal com uma criança, mas ninguém estava em casa no momento do incêndio.
A terceira residência, de 100m², no segundo pavimento, também não foi atingida. Os moradores, um casal com criança, também não estava em casa no momento da ocorrência.
Trabalho dos bombeiros
De acordo com os bombeiros, a residência estava tomada pela fumaça e as chamas saiam da janela do quarto das crianças. As equipes iniciaram o combate externo e conseguiram extinguir o fogo em 20 minutos. Depois os bombeiros realizaram a ventilação mecânica e entraram na casa para fazer o rescaldo, que durou cerca de uma hora.
Atuaram na ocorrência duas viaturas, três bombeiros, uma viatura da Polícia Militar e uma viatura do Samu. Foram utilizados 700 litros de água no combate ao incêndio. Uma equipe da Defesa Civil de Blumenau foi acionada para avaliar a estrutura, pois o incêndio causou rachaduras na edificação.
A casa foi interditada e os moradores foram orientados. Por fim, não foi possível identificar as causas do incêndio que serão investigadas pelo setor de perícia. As identidades das vítimas não foram divulgadas no relatório.