VÍDEO – Casa sustentável é apresentada por alunos de robótica de escola municipal de Brusque
Projeto piloto é desenvolvido na escola Dr Carlos Moritz
Projeto piloto é desenvolvido na escola Dr Carlos Moritz
Depois de meses de aulas teóricas e práticas, os estudantes do quinto ano da Escola de Ensino Fundamental Doutor Carlos Moritz apresentaram, na manhã desta terça-feira, 7, o resultado do projeto piloto de Robótica Educacional. Acompanhados dos professores e demais profissionais envolvidos, os alunos mostraram a casa de parque sustentável.
O projeto final do Parque do Despertar Ambiental transformou uma casa de boneca em uma casa sustentável. Foi desenvolvido sistema de irrigação inteligente para a horta com a água captada da chuva. Além disso, sensores de umidade do solo, de nível da água e de presença para acendimento da lâmpada. O sistema elétrico da casa é alimentado com energia solar através de uma placa de captação.
Os alunos também desenvolveram uma mini estação meteorológica. Conforme o diretor da escola, professor Thiago Alessandro Spiess, em 2022 os dados coletados serão enviados para a Defesa Civil do município.
O projeto piloto Robótica Educacional começou a ser aplicado em duas escolas municipais de Brusque em agosto deste ano de 2021. Foram doados 50 kits de Robótica Arduino, por 16 empresários locais em junho, e um grupo de professores de diversas disciplinas receberam formação na área.
Na EEF Doutor Carlos Moritz, no bairro Zantão, as aulas envolveram 29 alunos do 5º ano ao longo dos meses de setembro a novembro. A outra unidade escolar onde a ação é desenvolvida é a João Hassmann, no bairro Guarani.
Para a Secretária de Educação, professora Eliani Aparecida Busnardo Buemo, essa é uma conquista para a rede municipal de ensino de Brusque. Ela disse que há a satisfação em ver, ‘in loco’, o resultado do projeto piloto de Robótica Educacional.
Segundo Eliani, o mérito e o agradecimento são destinados aos estudantes e profissionais da rede municipal, que compraram a ideia de iniciar o desafio de aplicar a robótica nas unidades de ensino. “Digo que um sonho sonhado sozinho é somente um sonho. Mas, sonhado por muitos vira realidade. E uma realidade muito bacana, que nos prospecta para uma educação tecnológica num mundo tecnológico”, considera.
O diretor Thiago falou sobre a interdisciplinaridade do projeto. “Trabalhando a Robótica Educacional na escola estamos desenvolvendo competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação, estimulando diversas habilidades, além da lógica, pensamento computacional, entre outros” acrescenta. Segundo ele, o projeto contou com a participação de uma professora da educação infantil, professores do 5º ano, de ciências e de matemática, além do monitor de informática e de um servente da escola.
Ele comentou que os alunos desenvolveram outras atividades, além da casa sustentável, e falou sobre a conclusão do projeto. “O resultado foi super positivo e superou as expectativas”, avalia Thiago Spiess. “No ano de 2022, o projeto será ampliado para outras turmas. Os professores terão a liberdade para utilizarem os equipamentos de Arduino integrados às suas disciplinas, seja de forma individual ou interdisciplinar.”, antecipa.
Ao conhecer o trabalho de aplicação da robótica no ensino municipal, o prefeito Ari Vequi ressalta que o uso dos recursos tecnológicos na educação é um caminho sem volta. A primeira casa sustentável é um dos trabalhos já desenvolvidos através da robótica nas nossas escolas. Vamos continuar incentivando cada vez mais a informatização, a tecnologia, a inovação e a criatividade”, finaliza.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: