Casal de Brusque monta motorhome artesanal para viajar pelas Américas
Ainda não há previsão para iniciar a viagem, que depende da situação da pandemia
Ainda não há previsão para iniciar a viagem, que depende da situação da pandemia
O casal de Brusque Leonardo e Fabíola Valle está montando um motorhome para viajar pelas Américas. A intenção é cruzar o continente de um extremo ao outro. O casal seguirá até Ushuaia, cidade turística da Argentina, para depois ir até o Alasca, nos Estados Unidos. Para isso, o carro será despachado de navio entre a América do Sul e a Central.
A previsão é fazer o trajeto em um ano e meio. No entanto, o casal ainda não tem uma data para iniciar o percurso, por conta da pandemia da Covid-19. Quando o motorhome ficar pronto, Leonardo e Fabíola pretendem fazer viagens de teste por Santa Catarina.
“Vamos fazer uma viagem bem curta aqui em Santa Catarina, apenas alguns dias para ver como está a van, voltamos para fazer alguns ajustes que sejam necessários e depois viajaremos uns três meses, indo até o sul da Bahia, passando por Minas Gerais e Espírito Santo”, conta Fabíola.
No início do ano passado Leo e Fabi, como são conhecidos, deixaram o emprego e a vida em Brusque para dar a volta ao mundo. O casal havia planejado uma viagem de dois anos e meio, que foi interrompida no início do terceiro mês por conta da pandemia da Covid-19. Eles estavam na Ásia e acabaram voltando ao Brasil.
Dois meses após o retorno, o casal percebeu que a situação se alongaria por muitos meses e começaram a replanejar. “A única certeza que tínhamos era não querer voltar para a rotina comum, pra vida que levávamos antes”, diz Fabi.
Então tiveram a ideia do motorhome. “Era quase uma transição natural, que nos permitiria seguir nossos planos de alguma forma, mas não queríamos algo pronto. Sempre tivemos habilidades com projetos ‘faça você mesmo’ e percebemos que era algo que nos traria muita satisfação em fazer”.
Depois da ideia, veio o planejamento, que demandou pesquisas e cálculos e demorou três meses. “O primeiro passo foi criar uma planilha de custos para entender se era viável financeiramente, com isso feito e a decisão definitiva, começamos a buscar por uma van para ser a base do motorhome”, explica Fabi. Eles ficaram pesquisando por dois meses até encontrarem o modelo ideal.
Durante as pesquisas o casal entendeu o que seria importante no projeto e como gostaria que a casa ficasse. Definiram o layout para então começar a comprar os materiais.
A montagem, que é 100% artesanal, começou em agosto do ano passado, em um sítio em São João Batista. “A gente não tinha experiência alguma, nem conhecimento em montagem de motorhome, marcenaria, mas fomos descobrindo conforme a construção acontecia. Hoje as informações estão muito acessíveis através da internet.”, diz Fabíola. O casal ainda criou um canal no Youtube para compartilhar o processo.
Leo, que é engenheiro eletricista, e Fabi, que é advogada, estão trabalhando em suas respectivas áreas e também têm se dedicado às mídias sociais. Por isso, a montagem acaba demorando mais, pois é preciso dividir o tempo entre o trabalho e a construção. “Agora estamos na reta final, mais algumas semanas e estamos prontos para morar no motorhome”, adianta Fabíola.
O casal comprou uma van Iveco Daily Maxi Furgone para transformar em um motorhome. O veículo era utilizado para transporte de fumo e afins. “Desmontamos ela toda, limpamos e começamos a reconstruir para transformar em uma casa”, explica Fabi.
A área da casa tem cerca de oito metros quadrados. O espaço terá cozinha com forno, pia e geladeira, banheiro com chuveiro e água quente, armários e uma sala que vira quarto.
Fabi conta que a casa foi projetada para ser off grid, ou seja, tem autossuficiência de energia e autonomia de água por aproximadamente cinco dias. O veículo também tem isolamento térmico.
“Como a van será nossa casa em tempo integral e essa é uma viagem grande, priorizamos ter uma boa infraestrutura no motorhome, com banheiro completo, cozinha bem equipada e uma boa quantidade de água”, finaliza.