Casal de romenos funda em Pomerode primeiro restaurante de comida típica no Brasil
Restaurante é o único no país voltado para culinária romena
Restaurante é o único no país voltado para culinária romena
O Mon Cheri Bistrô é uma casa de gastronomia romena que fica localizada no município de Pomerode, no Vale do Itajaí. Fundado pelo casal de romenos Irina Maria e Stefan Mihai, naturais de Bucareste (capital do país), o restaurante é o único que serve a culinária romena no Brasil.
Com um começo difícil na Bahia e depois uma pandemia para enfrentar em Santa Catarina, o Mon Cheri Bistrô construiu sua história dia após dia e hoje ocupa o lugar de melhor restaurante de Pomerode segundo o TripAdvisor.
Antes de se estabelecer no Vale do Itajaí, o estabelecimento tentou o primeiro sucesso na Bahia, por onde ficou aberto por cinco anos. Foi lá que decidiram entrar para o ramo da gastronomia e foram conquistando o público de pouco em pouco.
“Viemos para o Brasil em busca de uma vida melhor e nossa primeira parada foi a Bahia. De cara percebemos que a culinária deles é muito forte para nós, pois usam bastante tempero. Pedimos para nossos pais nos enviarem bastante tempero quando começamos. Embora as dificuldades, foram bons cinco anos e conquistamos um público muito bom”, disse Stefan.
Porém, mesmo com um restaurante estabelecido no Nordeste do Brasil, o casal que até então não tinha filhos, teve três e, com a mudança de vida, tiveram que tomar uma decisão pensando nas crianças.
“Chegamos em dois no Brasil e agora somos cinco. A mudança foi feita após procurarmos boas escolas para eles. Alguns clientes nossos da Bahia falavam bem da cidade de Pomerode e achamos uma boa ideia vir para cá”, ressaltou o casal.
Entretanto, ao abrirem as portas na cidade catarinense, acabaram enfrentando a pandemia do coronavírus, o que dificultou novamente os negócios da família.
“Não foi fácil. Não tivemos a oportunidade de conquistar o público de primeira. Nesse contexto foi muito parecido com a Bahia, fomos ganhando nosso espaço pouco a pouco, de boca em boca”, lembrou Stefan.
Segundo os proprietários, a gastronomia romena é conhecida por ser diversificada e influenciada pela culinária de outros países árabes e europeus.
“Além dos romenos, temos pratos que são de outras culturas mas que permanecem com uma característica própria. Usamos temperos e ervas que crescem no nosso país natal, dando um sabor diferenciado nos pratos”, diz o casal.
Já os temperos verdes utilizados são da horta do próprio restaurante e a maior parte dos produtos frescos são adquiridos de produtores da região, o que também auxilia na economia local. Os pães são preparados pelo processo de fermentação natural, o que dá o gosto diferenciado nos famosos sanduíches da casa.
Os veganos e os vegetarianos não ficam sem opção no restaurante dos romenos. Questionada sobre as preocupações com esse público, Irina revela que há opções para ambos e também para pessoas que possuem intolerância a determinados alimentos.
“É hábito nosso preparar pratos sem a presença de nenhuma carne. São várias opções para quem segue esse tipo de opção alimentar. Também é pensado nas pessoas que possuem algum tipo de intolerância, sempre prezando pelo sabor”, disse.
Já os amantes do café não ficam para trás. O restaurante também oferece experiências aromáticas e sensoriais tanto para os amantes dos cafés em grão, quanto para quem gosta da bebida diluída em drinks especiais.
“Além disso, temos sobremesas diferenciadas que praticamente não vão açúcar na composição. Cada prato é uma experiência nova”, conclui o casal.
Leia também:
– VÍDEO – Conheça o Fiat 147 Red Turbo de Guabiruba que faz sucesso no Instagram
– Dengue: dados mostram diminuição da doença em Brusque; confira
– Após julgamento de recursos, Everton Cunha começa a cumprir pena de prisão em Brusque
– Começa Festival de Sopas em Blumenau com cardápio variado
– Oito pessoas são presas suspeitas de caça ilegal no Norte de SC
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: