X
X

Buscar

Casamento coletivo realiza o sonho de 159 casais em Brusque

Ação da prefeitura possibilitou cerimônia sem custos para as pessoas

O casamento coletivo promovido pela Prefeitura de Brusque neste domingo, 4, proporcionou a 159 casais a realização de um sonho. No meio dos noivos e noivas tensos havia algumas belas e inusitadas histórias.

Luiz Fernando e Bruna, filha, ao lado de Gerusa, mãe, e Ademir | Foto: Marcos Borges

Uma delas é de Gerusa de Oliveira, 39 anos, que casou com Ademir Duarte, 37. Os dois vivem juntos há 13 anos, mas o diferencial da história é que a filha de Gerusa também casou na mesma cerimônia.

Bruna de Oliveira, 22, casou com Luiz Fernando Steniski Hamrega, 21. Visivelmente nervosos, os dois casais estavam alegres por si próprios e pela dobradinha mãe-filha.

Os dois jovens estão juntos há três anos e já têm um filho. “A gente se conheceu na subida do Morro de Nova Trento numa Sexta-Feira Santa. Começamos a namorar, agora já temos um filho juntos e queríamos oficializar”, disse Bruna.

“Estamos muito felizes porque mãe e filha casar juntas não acontece todo dia”, afirmou Gerusa pouco antes de entrar na cerimônia.

Ela conta que durante os 13 anos em que estiveram juntos nunca deu para casar oficialmente. Até este ano, quando ela escutou que haveria o casamento coletivo.

“Sem ele saber, fui e me inscrevi e só dei a notícia para ele”, comenta. “No dia que ela chegou e falou e foi só felicidade porque eu sempre quis, mas nunca consegui fazer a cerimônia normal. Agora estamos aproveitando essa oportunidade para fazer em conjunto, é muito bom, estou muito feliz mesmo”, disse Ademir Duarte.

Na ordem, os casais: Tânia e Renato; Laisa e David; e Dienifer e Ademir | Foto: Marcos Borges

Em dose tripla
A história dos irmãos David, Dienifer e Tânia, da família Nascimento, também é improvável. Os três casaram juntos no casamento coletivo.

Dienifer disse que a cerimônia é, também, para atender um pedido de mãe. “Ela nunca se conformou que os filhos vivem juntos e não eram casados, então, quando teve a oportunidade, ela nos procurou e foi junto para inscrição”.

Dienifer, 28, casou com Ademir Lourenço, 34, com quem vive há 11 anos. E David, 21, selou a união com Laisa Lins de Souza, 21, com quem já convive há dois anos.

Já Tânia, 33, casou com Renato Bueno, 35. O casal já está junto há 17 anos. “É um sonho realizado, além de casar, ainda junto com os irmãos”, disse Tânia.

Vanice e Paulo com os filhos Lucas e Daniel | Foto: Marcos Borges

Sonho adiado
Paulo Luiz da Silva, 55, casou com Vanice de Jesus da Silva, 43. Oficializou uma união que já existe há oito anos e rendeu dois filhos: Lucas, de um ano e oito meses, e Daniel, 6.

Paulo conta que eles sempre quiseram casar, mas não conseguiam. “Com essa ação da prefeitura, aproveitamos e concluímos o que queríamos. Foi muito bom”.

Ação social
O secretário de Assistência Social, Deivis da Silva, diz que a volta do casamento coletivo era um desafio, mas que “voltou em grande estilo”. Foi contratado serviço de fotógrafo e decoração.

“Esse 4 de agosto é comemorado diferente, com esse casamento. Vai entrar na história da vida dessas pessoas, porque a cada ano que o município fizer aniversário, eles vão se lembrar”, diz Silva.

Ele ressalta o caráter social do evento. Além da cerimônia religiosa de domingo, teve a civil, que ocorreu no sábado, com 113 casais.