Casamento coletivo tem edital lançado e primeiros casais inscritos
Prefeitura de Brusque almeja atingir 159 casais com projeto Véu de Noiva
Prefeitura de Brusque almeja atingir 159 casais com projeto Véu de Noiva
O edital para o lançamento oficial do projeto Véu de Noiva – casamento coletivo realizado pela Prefeitura de Brusque – foi publicado nesta sexta-feira, 1º. As inscrições vão até o dia 1º de abril e devem ser realizadas nas unidades do Cras da Limeira e Azambuja, no Creas ou diretamente na Secretaria de Assistência Social e Habitação.
A apresentação do programa foi realizada no salão nobre da prefeitura no período da tarde. Além de autoridades municipais, casais interessados marcaram presença e já puderam assinar um agendamento para participarem do casamento, que será realizado no dia 4 de agosto.
Por ser também o dia do aniversário de 159 anos de Brusque, a Secretaria de Assisência Social e Habitação tem o plano de realizar 159 casamentos. Os casais interessados no procedimento, que é totalmente gratuito, precisam preencher o perfil socioeconômico estipulado pela prefeitura.
A cerimônia contará tanto com o registro civil, em parceria com o Ofício de Registro Civil, Pessoas Jurídicas e Títulos e Documentos, quanto com a celebração religiosa, que deverá ser ecumênica. “Nós estamos em conversas com lideranças religiosas para poder atender a todas as crenças. O objetivo é não discriminar ninguém e respeitar todos os credos”, afirma o secretário de Assistência Social, Deivis da Silva.
Presente na apresentação do projeto e lançamento do edital, o vice-prefeito Ari Vequi destacou que o casamento coletivo era um dos anseios do governo municipal. “Tínhamos a ideia de incluir isso no calendário para atender as pessoas que necessitam, tanto em relação a questão documental como religiosa. Por isso, marcamos para o dia 4 de agosto, na Arena Brusque, uma grande festa para os casais que queiram celebrar a união junto com a festa de emancipação do município”.
Sonho de casar
Juntos há 12 anos, o casal Adelson Alves Barreto e Clemilda Félix se conheceram em Piçarras. Passaram a se relacionar e, em pouco tempo, decidiram morar juntos em Brusque e constituiram família, com duas filhas. Contudo, ao passar dos anos, nunca tiveram a oportunidade de regularizar a situação matrimonial.
Presentes na publicação do edital, aproveitaram para assinar o documento para casar no dia 4 de agosto. “Foi um momento propício para nós. Nunca conseguimos juntar dinheiro para um casamento, uma festa. Agora esse procedimento chegou na hora certa pra gente”.