X
X

Buscar

Casan afirma que construirá nova estrutura de captação de água em Guabiruba

Após uma semana com problemas no abastecimento, barragem rompida foi provisoriamente consertada

Foi normalizada na sexta-feira, 1, a captação de água em Guabiruba, que havia sido interrompida há uma semana, em função de uma ruptura na barragem, provocada pelas fortes chuvas.

Para resolver provisoriamente o problema, a Casan fez um restauro na barragem com pedras no rio Guabiruba Sul e colocou uma bomba provisória. Segundo a assessoria de comunicação da companhia, a bomba não foi fixada no local em que estava anteriormente, já que está foi destruída pela água, mas num espaço um pouco mais acima.

A Casan anunciou também por meio da assessoria, que nesta semana será estudada uma maneira definitiva para solucionar o problema. No entanto, já adiantou que a empresa pretende fazer uma nova captação e nova estação de tratamento em Guabiruba. Conforme a empresa, a decisão já foi tomada e o objetivo é realizar a obra ainda em 2016. “É uma maneira de fazer algo que resista às chuvaradas. Será uma barragem definitiva”.

Ainda segundo a assessoria, o investimento será de mais de R$ 1 milhão. O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, diz que ainda não foi comunicado sobre a obra que a Casan pretende realizar e afirma que espera que algo seja feito, já que a cidade sofre frequentemente com a falta de abastecimento de água. O prefeito conta que a estrutura da captação é a mesma de 1996, e que melhorias são necessárias. “Vamos esperar que seja feito algo, pois qualquer intervenção acaba prejudicando o abastecimento na cidade”.