Casan promete perfurar dois poços artesianos em Guabiruba até novembro
Investimento de R$ 100 mil será realizado nos bairros Guabiruba Sul e Lageado Baixo
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) prometeu entregar dois poços artesianos para Guabiruba até o fim de novembro. A perfuração dos poços faz parte de um conjunto de melhorias que devem ser realizadas pelo órgão com o objetivo de minimizar o problema de falta de água no município.
A ordem do serviço para a construção dos poços – um situado na Estação de Água e Tratamento (ETA) de Guabiruba Sul e o outro no Lageado Baixo -, foi realizada pela Casan neste mês. A partir de agora, segundo o engenheiro sanitarista e ambiental da Casan, Guilherme Cardoso Vieira, a empresa vencedora da licitação terá até o próximo mês para deslocar o caminhão nos locais e perfurar os poços.
Vieira conta que a execução do serviço é rápida – cerca de três dias -, e que o investimento, todo oriundo da Casan, é de aproximadamente R$ 100 mil, dependendo da profundidade do poço, das bombas e de outros materiais utilizados para a construção. O engenheiro explica que após a perfuração dos poços é realizado o teste de vazão e as análises de qualidade da água, e se for viável, é colocado um equipamento que bombará a água e abastecerá a cidade.
O prefeito Matias Kohler destaca que o problema de captação de água em Guabiruba é antigo e que a Casan tem obrigação de realizar estas melhorias. Ele acredita que, como comunicado pelo órgão em reunião com a prefeitura neste mês, os poços serão perfurados dentro do cronograma.
“É obrigação da Casan fazer essas melhorias na cidade, o que não muda o nosso conceito e avaliação sobre o serviço prestado. É dever deles garantir a qualidade e a quantidade de água”, diz o prefeito, que completa: “Acreditamos que os poços melhorarão a capacidade de captação de água em Guabiruba e estamos confiantes que cumprirão o prazo prometido”.