Cavalgada até o Santuário de Santa Paulina ocorre neste sábado
Organização espera reunir cerca de 300 cavaleiros e quer retomar tradição do evento
Em busca de retomar uma tradição que fez parte da cultura de Brusque, a cavalgada até o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento, será realizada neste sábado, 25. O grupo de cavaleiros irá percorrer cerca de 19 quilômetros, saindo do Santuário de Azambuja, em direção ao Vígolo.
Veja também:
Nas últimas três eleições, Brusque conseguiu eleger apenas um candidato à Alesc
Golpe: furtos de cães se tornam motivo de preocupação em Brusque
Como está a situação dos prédios antigos do Besc e dos Correios em Brusque
O brusquense que guarda a história do esporte mundial em uma sala no Guarani
De acordo com um dos organizadores do evento, Jaison Jeová Eccher, a expectativa é reunir cerca de 300 cavaleiros para o passeio. Para incentivar a participação, o evento deste ano não tem taxa de inscrição e é aberto a quem quiser se juntar ao grupo. “A ideia surgiu pois temos um grupo que anda a cavalo, e quisemos fazer o resgate dessa tradição”, diz.
A saída da cavalgada está marcada para as 9h da manhã, após o café, pelo qual cada cavaleiro deve se responsabilizar. O grupo segue até a parada para o almoço, no bairro Cedro Grande, onde as pessoas e os cavalos poderão descansar antes de retomar o caminho. A chegada no Santuário está estimada para as 17h30. “É para ser tranquilo, iremos em ritmo de passeio”, diz Eccher.
À noite, quem quiser dormir em Nova Trento terá lugar para ficar, para poder retornar no dia seguinte. Haverá também lugar para deixar os animais durante o pernoite.
“Queremos voltar a realizar esse evento e não deixar ele ser esquecido”, finaliza Eccher.
Veja também:
Parque das Esculturas: Ciro Roza e mais três são condenados pelo TCE-SC a pagar multa
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Estudante de Blumenau supera limitações físicas para conquistar diploma em Direito
Recorde de participação
A última cavalgada foi realizada em 2012, quando o evento chegou à sua 20ª edição. Na época, reuniu centenas de cavaleiros de Brusque e região. Os cavaleiros se reuniram cinco anos após a edição anterior, realizada em 2007, para percorrer o trajeto até Santa Paulina.
Anos antes, em 2005, a cavalgada entrou para a lista do RankBrasil, o livro dos recordes brasileiros, como a maior do país: contou com a participação de 8.125 cavaleiros de 388 cidades. Nenhum outro evento semelhante superou o feito, e a cavalgada em Brusque continua com o título de maior do Brasil.
Além do recorde nacional, a cavalgada figurou também no Guinness Book, o livro dos recordes: com o registro na página 89 da edição de 2007, com o mesmo evento de 2005, que reuniu 8.125 cavalos.