Desnutrido, cavalo é encontrado amarrado em mata do bairro Poço Fundo
Animal apresenta sinais de desidratação e será resgatado nesta sexta-feira
Animal apresenta sinais de desidratação e será resgatado nesta sexta-feira
Um cavalo abandonado no Poço Fundo ganhará uma nova chance de sobreviver. Um grupo de voluntários o resgatará nesta sexta-feira, 21. Na quarta-feira, ele havia sido encontrado amarrado em uma mata e apresentava sinais de desnutrição e de desidratação.
De acordo com a vice-presidente da Associação Brusquense de Proteção aos Animais (Acapra), Louisiane da Cunha, o dono no cavalo ainda não foi identificado. O animal será recolhido para um haras que se prontificou a cuidar dele.
Desde que foi localizado, o cavalo foi alimentado e recebeu água. As cordas que prendiam as patas foram soltas e uma primeira avaliação de saúde foi realizada. “Além da desnutrição severa, há muitos parasitas. Provavelmente está com anemia. Ele estava definhando por falta de alimento e água”, avalia a vice-presidente.
De acordo com ela, casos como o do bairro Poço Fundo chegam até a ONG ao menos uma vez a cada dois meses. Em todo eles, a dificuldade de encontrar um local para acomodar o animal é a principal dificuldade.
Operação de peso
Segundo Louisiane, a opção por adiar o resgate do cavalo ocorreu pela disponibilidade de caminhão para fazer o transporte. No caso dele, o próprio haras o buscará.
Diferente de cães e gatos atendidos pela entidade, em casos envolvendo equinos, não há locais de passagem e é preciso buscar apoio de proprietários de sítios. “Para animais de deste porte tudo é mais complicado”.
Em meio à mata
O animal foi encontrado na terça-feira, 18, por Antônio Carlos Weidgenant, o Gargamel. Segundo ele, além das pernas e pescoço, o cavalo tinha cordas na região da barriga. Para conseguir liberar o cavalo do local, ele precisou quebrar parte dos galhos do entorno.
Com o estado debilitado do animal, ele aproveitou a vegetação próxima para alimentá-lo antes de acionar a Acapra. Na tentativa de conseguir um local para abrigar o animal, ele chegou a recorrer às redes sociais. Coma a sinalização positiva de um haras de Brusque, o cavalo deve receber acompanhamento até a recuperação.