CDL de Brusque avalia adesão à vitrine e loja virtual com empresas locais
Serviço foi lançado oficialmente no fim de julho
Serviço foi lançado oficialmente no fim de julho
Lançada oficialmente no fim de julho pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque, a plataforma Vitrine/QCompras é avaliada de forma positiva pelo gestor-executivo, Claudemir Marcolla, e pela coordenadora de Marketing, Suellen Pereira Rodrigues.
O serviço, desenvolvido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-SC), permite que empresas apresentem seus produtos e realizem vendas pela internet. A plataforma é gratuita e direcionada aos associados da entidade no município.
Desde o lançamento da ferramenta, 20 lojas ou prestadores de serviços já se cadastraram no serviço. Os segmentos são variados e das lojas cadastradas há áreas como comércio de máquinas industriais, imobiliárias, clínicas de saúde, papelaria, lojas de calçados, vestuário e presentes, entre outros.
A CDL tem recebido um feedback positivo sobre a plataforma. “Vários elogiaram a iniciativa e demonstraram interesse em ingressar assim que conseguirem organizar as suas demandas”, conta Marcolla. Apesar de o serviço ter se originado devido à pandemia, a intenção é torná-lo permanente.
Como a plataforma é nova, as expectativas desde o lançamento foram cautelosas. “Lembrando que é uma novidade, então as pessoas precisam conhecer e criar o hábito de usar esse recurso como opção de vendas e compras”, diz a coordenadora de Marketing.
Marcolla e Suellen contam que os associados que ingressaram desde o início foram fundamentais para a melhora da plataforma. Eles sugeriram implementos como criação de novas categorias, novos recursos para sinalização das ofertas, entre outras.
Neste mês de setembro, a CDL vai acompanhar os associados, apresentar a plataforma e identificar perfis de lojas que possam ingressar e fazer o contato com cada uma.
“Estamos bastante conscientes de que é um trabalho gradativo e que a consolidação da plataforma como e-commerce local é um trabalho de médio a longo prazo, mas estamos otimistas e trabalhando para isso”, finaliza o gestor-executivo.
Uma das lojas presentes na plataforma é a Estilo Mania. A proprietária, Joice Baloni Ferreira, conta que até o momento fez duas vendas pelo serviço.
Ela avalia que o serviço tem ajudado porque é mais uma forma de divulgar os produtos da loja. Nem todos os produtos foram cadastrados, mas há itens em promoção de inverno e algumas novidades.
“Achei legal que nos direciona a falar direto com o cliente, combinar horário da entrega, mandar fotos dos produtos”, diz Joice.
O cadastro das lojas pode ser feito por meio da plataforma da CDL direcionada aos associados. Após inserir o código de associado e as informações da loja, é possível adicionar os produtos e ofertas. Todas as opções são disponibilizadas sem custo para os associados.
O cadastro dos produtos é feito manualmente dentro da plataforma.”Por mais que seja um processo simples, é preciso disponibilizar um tempo para escolher as imagens e cadastrar as informações dos itens”, conta Suellen. Por isso, a intenção é aprimorar o serviço para integrar outros sistemas e automatizar o cadastro.
Depois de cadastrar os produtos, o lojista sinaliza por quanto tempo ele ficará disponível na plataforma, que pode ser pelo prazo de 1 a 60 dias. “Assim, o lojista pode avaliar e trabalhar as melhores estratégias de venda para o seu negócio e isso também evita que uma vez cadastrados os produtos fiquem eternamente na plataforma, evitando situações como falta de estoque”, esclarece a coordenadora de Marketing.
Os clientes podem acessar o site comprasbrusque.cdl-sc.org.br, criar uma conta e adicionar os produtos ao carrinho para em seguida efetuar a comprar.