CDL de Brusque avalia adesão à vitrine e loja virtual com empresas locais
Serviço foi lançado oficialmente no fim de julho
Lançada oficialmente no fim de julho pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque, a plataforma Vitrine/QCompras é avaliada de forma positiva pelo gestor-executivo, Claudemir Marcolla, e pela coordenadora de Marketing, Suellen Pereira Rodrigues.
O serviço, desenvolvido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-SC), permite que empresas apresentem seus produtos e realizem vendas pela internet. A plataforma é gratuita e direcionada aos associados da entidade no município.
Desde o lançamento da ferramenta, 20 lojas ou prestadores de serviços já se cadastraram no serviço. Os segmentos são variados e das lojas cadastradas há áreas como comércio de máquinas industriais, imobiliárias, clínicas de saúde, papelaria, lojas de calçados, vestuário e presentes, entre outros.
A CDL tem recebido um feedback positivo sobre a plataforma. “Vários elogiaram a iniciativa e demonstraram interesse em ingressar assim que conseguirem organizar as suas demandas”, conta Marcolla. Apesar de o serviço ter se originado devido à pandemia, a intenção é torná-lo permanente.
Como a plataforma é nova, as expectativas desde o lançamento foram cautelosas. “Lembrando que é uma novidade, então as pessoas precisam conhecer e criar o hábito de usar esse recurso como opção de vendas e compras”, diz a coordenadora de Marketing.
Marcolla e Suellen contam que os associados que ingressaram desde o início foram fundamentais para a melhora da plataforma. Eles sugeriram implementos como criação de novas categorias, novos recursos para sinalização das ofertas, entre outras.
Neste mês de setembro, a CDL vai acompanhar os associados, apresentar a plataforma e identificar perfis de lojas que possam ingressar e fazer o contato com cada uma.
“Estamos bastante conscientes de que é um trabalho gradativo e que a consolidação da plataforma como e-commerce local é um trabalho de médio a longo prazo, mas estamos otimistas e trabalhando para isso”, finaliza o gestor-executivo.
Uma das lojas presentes na plataforma é a Estilo Mania. A proprietária, Joice Baloni Ferreira, conta que até o momento fez duas vendas pelo serviço.
Ela avalia que o serviço tem ajudado porque é mais uma forma de divulgar os produtos da loja. Nem todos os produtos foram cadastrados, mas há itens em promoção de inverno e algumas novidades.
“Achei legal que nos direciona a falar direto com o cliente, combinar horário da entrega, mandar fotos dos produtos”, diz Joice.
Como funciona a plataforma
O cadastro das lojas pode ser feito por meio da plataforma da CDL direcionada aos associados. Após inserir o código de associado e as informações da loja, é possível adicionar os produtos e ofertas. Todas as opções são disponibilizadas sem custo para os associados.
O cadastro dos produtos é feito manualmente dentro da plataforma.”Por mais que seja um processo simples, é preciso disponibilizar um tempo para escolher as imagens e cadastrar as informações dos itens”, conta Suellen. Por isso, a intenção é aprimorar o serviço para integrar outros sistemas e automatizar o cadastro.
Depois de cadastrar os produtos, o lojista sinaliza por quanto tempo ele ficará disponível na plataforma, que pode ser pelo prazo de 1 a 60 dias. “Assim, o lojista pode avaliar e trabalhar as melhores estratégias de venda para o seu negócio e isso também evita que uma vez cadastrados os produtos fiquem eternamente na plataforma, evitando situações como falta de estoque”, esclarece a coordenadora de Marketing.
Os clientes podem acessar o site comprasbrusque.cdl-sc.org.br, criar uma conta e adicionar os produtos ao carrinho para em seguida efetuar a comprar.