X
X

Buscar

CDL de Guabiruba aposta no Dia das Mães para aquecer vendas no comércio

Data é a segunda mais importante no calendário anual do varejo

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guabiruba aposta no Dia das Mães, comemorado neste domingo, 10, para melhorar as vendas no comércio varejista do município.

A reabertura do comércio, com restrições, autorizada pelo Governo do Estado já demonstra uma recuperação razoável em relação ao faturamento. Além da movimentação dos consumidores nas lojas, um dos fatores que contribui é a possibilidade do pagamento presencial do carnê, opção de preferência de boa parte dos clientes das lojas catarinenses, assim como em Guabiruba.

Segundo a FCDL/SC, nos dias de aplicação das medidas de confinamento social, o varejo catarinense registrou queda de 53,53% nas vendas a crédito no comparativo ao mesmo período do ano anterior. No entanto, na primeira semana de reabertura do comércio a retração foi menor, 9,48% – em relação à mesma época em 2019.

Após mais de 30 dias de isolamento social, a primeira semana de reabertura do comércio de rua sinalizou aos lojistas um pequeno recuo nas perdas em volume de vendas.

“O nosso associado entendeu as necessidades e cumpriu todos os decretos estaduais. Logo depois da quarentena realizamos uma pesquisa aqui do município e como já era de se esperar a maioria realmente observou que o movimento caiu no retorno das atividades, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Tivemos algumas exceções e a retomada imediata do comércio, com movimento na primeira semana. Até surpreendeu o fato dos consumidores irem pagar suas contas em locais que estavam fechados, por conta da pandemia”, explica o presidente da CDL Guabiruba, Giovani Ricardo Piaz.

De acordo com ele, a expectativa é muito grande durante esta semana por conta do Dia das Mães, que é tido como o segundo Natal, ou seja, a segunda data mais importante para o comércio.

“Existe uma esperança muito grande com relação aos nossos associados, que as vendas poderão ser melhores. Não serão as mesmas vendas do ano passado, mas serão melhores com relação a este período. Existe realmente esta grande expectativa para dar fôlego ao comércio”, afirma o presidente.

Medidas de segurança

Para Piaz, tanto os consumidores quanto os lojistas estão respeitando as medidas de segurança impostas ao comércio por conta da pandemia. “Em Guabiruba percebemos isso. Existe a preocupação de limpar as mãos com álcool em gel, usar máscaras e os próprios estabelecimentos fazem com que o Decreto seja cumprido. Ou seja, trabalham com todos os cuidados de higiene possíveis, para que os clientes possam voltar a comprar com segurança”, avalia.

Uma dificuldade apontada pelo presidente da CDL Guabiruba é quanto as lojas que comercializam peças de vestuário. “Existe a dificuldade do cliente não poder provar as peças. Mas isso é necessário para que se possa garantir uma compra segura”, completa.