CDL Guabiruba mantém crescimento durante pandemia da Covid-19
Entidade encerra primeiro semestre de 2020 com receita 10,46% maior do que no mesmo período do ano passado
Entidade encerra primeiro semestre de 2020 com receita 10,46% maior do que no mesmo período do ano passado
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Guabiruba (CDL) encerra o primeiro semestre de 2020 com saldo positivo. Entidade contabiliza aumento de 10,46% na receita, em relação ao mesmo período do ano passado.
Mesmo com o comparativo dos primeiros meses de 2019 para 2018, quando o aumento foi de 20,29%, os números são comemorados pela diretoria, visto que este ano o país atravessa uma nova crise econômica, por conta da pandemia da Covid-19.
A CDL Guabiruba não tem fins lucrativos e conta com 120 associados, que formam uma rede de relacionamento e associativismo, que tem como principais objetivos o crescimento e fortalecimento do comércio local.
“No primeiro ano de gestão obtivemos um aumento expressivo na receita da entidade e tínhamos grande preocupação neste primeiro semestre de 2020, frente ao cenário. Mesmo com a pandemia e desfiliação de alguns associados obtivemos resultados positivos”, comemora o presidente, Giovani Ricardo Piaz.
De acordo com ele, os números são resultados do trabalho realizado para reduzir custos, manter a entidade com uma receita estável e ampliar a atenção aos associados.
“Durante esse período facilitamos o pagamento das mensalidades e criamos meios de atender os associados de forma mais rápida, com todo suporte necessário em relação às informações vindas da FCDL (Federação das câmaras de dirigentes lojistas de Santa Catarina) e do Governo, seja municipal, estadual ou federal”, destaca.
Mantendo o planejamento divulgado no início do ano, a CDL Guabiruba adquiriu um veículo institucional no primeiro semestre. Com ele, os gestores têm mais agilidade no atendimento aos associados.
“Como o cenário econômico é bastante incerto optamos pelo pagamento à vista do automóvel, que já era usado, mas tinha baixa quilometragem. Essa decisão não impactou no fluxo de caixa e também não compromete a sustentabilidade financeira da CDL, caso a pandemia se prolongue e a crise econômica se intensifique”, ressalta Piaz.
Devido às restrições para enfrentamento da pandemia, a CDL Guabiruba precisou cancelar a agenda do evento Sábado Mais, realizado no centro da cidade e nos bairros.
Mesmo sem os encontros presenciais, a entidade continua com a campanha para que o comércio atenda com horário estendido, no primeiro sábado de cada mês
No segundo semestre, entidade vai focar esforços na ampliação da nova ferramenta do SPC – Crediário Garantido e colocar em funcionamento a plataforma de vendas digital QCompras – criada para incentivar as vendas on-line e fortalecer ainda mais o comércio varejista.
De acordo com o presidente, a CDL Guabiruba também vai intensificar as parcerias. “Entendemos que no cenário atual todos os esforços devem ser realizados para fortalecer a economia e dar mais segurança aos empreendedores. Nesse contexto podemos citar a parceria com a Viacredi, que tem como foco a criação de oportunidades, para que nossos associados aumentem os resultados nesse período complicado que vivemos”, revela.
Piaz destaca também o trabalho conjunto com o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas) para orientar e dar mais segurança aos lojistas do município.
“Um dos anseios dos associados é a mudança da sede da CDL para um local mais amplo, com um auditório confortável – tanto para a entidade oferecer conteúdo de qualidade aos associados, como para que eles utilizarem o espaço para os treinamentos de suas empresas. Quando trabalhamos em prol de uma entidade, todas as ações precisam ser bem planejadas e executadas. Então, provavelmente essa será uma meta realizada na próxima gestão”, comenta.