A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque irá comemorar 50 anos de fundação no dia 3 de junho, próxima segunda-feira. Neste dia, a entidade realizará uma solenidade, às 19h30, para homenagear os personagens que ajudaram a construir a sua história de conquistas.
O presidente da entidade, Fabricio Zen, diz que até hoje os pioneiros demonstram o orgulho que têm por fazer parte desta história, como é o caso de Urbano Zendron, que escreveu a primeira ata e ainda participa de reuniões.
“Quando se conversa com os fundadores, ainda se vê o brilho do associativismo no olhar ”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas. Na solenidade, essas pessoas serão destacadas e reverenciadas.
Zen diz que é motivo de muito orgulho chegar aos 50 anos. “É uma honra estar como presidente, à frente da gestão, nos 50 anos da CDL. De uma certa forma, é representar todos os ex-presidentes”.
Para celebrar os 50 anos e marcar a data, a CDL já iniciou uma reestruturação interna, com a mudança na área comercial. O objetivo é chegar aos mil associados ainda em 2019.
“Estamos com uma campanha, que também faz parte da nossa comemoração, para chegar aos mil. É importante para ter representatividade, não partidária, mas para ter voz ativa nas decisões do Executivo e Legislativo”, diz Zen.
Serviços
O crescimento no número de associados virá com mais vantagens. A CDL é conhecida por ter o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mas seus serviços vão além disso, e agora a entidade está expandindo ainda mais.
Um exemplo é o CDL Oportunidades. Todo associado que precisa contratar um empregado pode usar o serviço,uma espécie de agência de empregos, já com psicóloga e pessoal capacitado para selecionar os candidatos.
Um aspecto primordial na história da instituição é a capacitação, e um caso de sucesso é o Seminário de Líderes. Foi Fabricio Zen quem idealizou o evento, quando era vice-presidente na gestão de Ariberto Staack.
O Seminário chega à 12 ª edição neste ano. Será um fim de semana de palestras e aprendizado. Geralmente, é realizado fora da cidade, mas em 2019 ocorrerá, excepcionalmente, no Hotel Monthez.
A tradicional promoção “Comprar Aqui Dá Sorte”, realizada no fim do ano, será especial em 2019. A entidade discute o modelo de premiação, mas o que está certo é que será diferenciada. Os jantares de Dia dos Pais e de Natal para os associados também serão celebrativos.
Até mesmo a modernização da Área Azul, criada na década de 1980, faz parte da celebração dos 50 anos de fundação.
Mas Fabricio Zen destaca que as mudanças não significam perda da essência. “Tenho falado que temos que manter a nossa essência de associativismo. Temos que manter o nosso trabalho voluntário, apesar de ser difícil de conciliar nossas atividades empresariais do dia a dia com a entidade. Mas é com esse espírito que conseguimos manter a entidade sólida e dentro de seu objetivo, que é associativismo, e dar condições para as empresas manterem seu trabalho”.
História
A história da CDL começou na Sociedade Esportiva Bandeirante, em 3 de junho de 1969, onde ocorreu a primeira reunião do então chamado Clube de Dirigentes Lojistas no município.
A primeira diretoria foi constituída com: Antônio Cervi, presidente; Norberto Geraldo Schlindwein, vice-presidente; Urbano Luís Zendron, diretor secretário, Jovino Sebastião Cunha, diretor tesoureiro, Raynério Osvaldo Krieger, diretor de Relações Públicas; Arno Carlos Gracher, diretor social; e Januário S. Pehnk, diretor do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Desde então, diversas diretorias passaram. A CDL foi construída por empresários e por muitos funcionários, como é caso de Vera Duarte, uma das mais antigas ainda na entidade.
Vera chegou a Brusque em 1992 e no ano seguinte se empregou no call center da CDL. Naquela época, as consultas ao SPC era por telefone: o associado ligava e pedia para verificar um CPF.
A dedicação de Vera a destacou e ela foi convidada para a parte financeira em 2004. Até hoje, ela é coordenadora financeira, que lhe orgulha.
“Eu me sinto orgulhosa, porque a gente trabalha aqui respeitando o que a diretoria pede e cada vez que entra vamos nos atualizando sempre”, comenta.