A meta de todo empresário é ampliar suas vendas de forma segura. Afinal, a inadimplência é um dos principais problemas para qualquer negócio.

Valter Kohler, diretor do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Núcleos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque, afirma que a inadimplência é algo que pode ser letal a uma empresa. Vender muito, mas receber pouco é a receita para a falência.

Números da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que somente em 2018 a inadimplência subiu 4,41% no país. Isso faz com que o lojista tenha de ficar ainda mais atento.

“Um dos fatores que quebram um negócio ou empresa é a inadimplência, e todo empresário que preza pela manutenção e crescimento do seu negócio precisa receber pela venda ou serviço prestado. É isso que o SPC propicia, que é buscar informação do cliente e a possibilidade de fechar a venda com o menor risco possível”, explica Kohler.

Pensando em auxiliar os lojistas de Brusque e de Botuverá, a CDL oferece a consulta ao banco de dados do SPC. Trata-se da principal e mais eficaz forma de conseguir essa desejada segurança antes de vender algum produto ou serviço.

O banco de dados reúne uma vasta gama de informações sobre pessoas físicas e jurídicas que ajudam o lojista a saber se é uma boa fechar o negócio. O SPC agrega dados que constam nas bases de Serasa, do Banco Central, da Receita Federal e de cartórios.

“Consultando o CPF da pessoa física, o associado irá receber informações sobre inadimplência, cheques devolvidos ou registros de SPC, Serasa ou Protesto, e também as consultas que foram realizadas em seu nome nos últimos anos”, destaca Kohler.

O SPC também é bastante útil para as consultas de pessoa jurídica. O lojista recebe, além das informações aprofundadas de SPC, Serasa e protestos, dados sobre o quadro societário da empresa, o relacionamento dela com fornecedores, o score (pontuação) e outros dados.

Outros serviços

Além da questão do calote, o SPC também é fundamental para evitar cair em fraudes ou golpes. Diariamente, milhares de talões de cheques, promissórias, documentos e cartões de crédito são furtados e podem ser usados para compras falsas.

Há, ainda, muitas quadrilhas especializadas em adulterar documentos com o único objetivo de comprar mercadorias e depois não pagá-las, deixando em nome de uma vítima qualquer.

O lojista consegue reduzir drasticamente o risco de ser vítima de uma situação dessas ao pedir os documentos originais do consumidor e consultá-los no sistema, pois o SPC armazena também informações sobre furtos de documentos.

A CDL de Brusque, por meio do SPC, também oferta uma série de outros serviços. Por exemplo, o “Procura-se”, que permite monitorar CPFs ou CNPJs de clientes desaparecidos ou com cadastro desatualizado. Desta forma, quando a pessoa procurada tiver seus dados consultados por qualquer outro usuário, o sistema envia um alerta por e-mail com os dados atualizados para o associado que está procurando aquela pessoa ou empresa.

O lojista também pode utilizar o recurso “Registro com Cobrança”. Com ele, o cliente recebe o boleto para pagamento, além de SMS no celular e aviso de registro no seu endereço. Outro recurso é o “Registro com Protesto”, no qual, além do registro de SPC e cheque, é feito o registro em cartório de forma simples.

Kohler também ressalta que a CDL tem assessoria jurídica para os seus associados, proporcionando segurança e economia. “A assessoria jurídica oferece consultoria gratuita para sanar dúvidas e prestar auxílio em assuntos que envolvam a empresa, evitando que um profissional da área precise ser contratado para consultas e tirar dúvidas”.

A Calculadora do Lojista é outro recurso muito importante que o associado da Câmara de Dirigentes Lojistas tem à sua disposição. Ela ajuda a saber precisamente o valor das parcelas e os juros e multas de contas atrasadas.

A CDL também traz rotineiramente palestrantes e realiza worshops, oficinas e capacitações para os associados. O objetivo é sempre oferecer as ferramentas para que os associados cresçam e, com isso, o comércio como um todo.

Interessados em se associar devem entrar em contato com a CDL por telefone. Profissionais capacitados darão todas as orientações sobre como proceder.

O diretor da CDL De Brusque destaca que além dos lojistas, a indústria e os profissionais liberais das mais diversas áreas – médicos, dentistas, advogados, engenheiros e arquitetos, por exemplo – também podem se associar. Para profissionais liberais, existe plano com mensalidade reduzida.

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