A meta de todo empresário é ampliar suas vendas de forma segura. Afinal, a inadimplência é um dos principais problemas para qualquer negócio.
Valter Kohler, diretor do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Núcleos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque, afirma que a inadimplência é algo que pode ser letal a uma empresa. Vender muito, mas receber pouco é a receita para a falência.
Números da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que somente em 2018 a inadimplência subiu 4,41% no país. Isso faz com que o lojista tenha de ficar ainda mais atento.
“Um dos fatores que quebram um negócio ou empresa é a inadimplência, e todo empresário que preza pela manutenção e crescimento do seu negócio precisa receber pela venda ou serviço prestado. É isso que o SPC propicia, que é buscar informação do cliente e a possibilidade de fechar a venda com o menor risco possível”, explica Kohler.
Pensando em auxiliar os lojistas de Brusque e de Botuverá, a CDL oferece a consulta ao banco de dados do SPC. Trata-se da principal e mais eficaz forma de conseguir essa desejada segurança antes de vender algum produto ou serviço.
O banco de dados reúne uma vasta gama de informações sobre pessoas físicas e jurídicas que ajudam o lojista a saber se é uma boa fechar o negócio. O SPC agrega dados que constam nas bases de Serasa, do Banco Central, da Receita Federal e de cartórios.
“Consultando o CPF da pessoa física, o associado irá receber informações sobre inadimplência, cheques devolvidos ou registros de SPC, Serasa ou Protesto, e também as consultas que foram realizadas em seu nome nos últimos anos”, destaca Kohler.
O SPC também é bastante útil para as consultas de pessoa jurídica. O lojista recebe, além das informações aprofundadas de SPC, Serasa e protestos, dados sobre o quadro societário da empresa, o relacionamento dela com fornecedores, o score (pontuação) e outros dados.