Ao se associar à Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque, o empresário passa a ter acesso a uma extensa gama de serviços, que vão desde os mecanismos de análise de crédito e controle de inadimplência até a representatividade política no âmbito estadual e municipal. Nesta reportagem, são apresentadas as principais vantagens de fazer parte da entidade.

Proteção ao crédito

O empresário associado à CDL tem acesso à maior rede de informações relacionadas ao crédito que existe no varejo brasileiro: o SPC\Serasa. Ele disponibiliza informações detalhadas sobre os eventuais clientes, o que proporciona mais segurança às negociações.

O serviço de proteção ao crédito também tem um registro completo de inadimplências, o que o torna uma ferramenta extremamente eficaz para que o lojista consiga recuperar valores pendentes, o que contribui para que o empresário associado da CDL consiga o melhor resultado financeiro possível.

Além disso, um novo produto está saindo do forno, por meio da Federação das CDLs de Santa Catarina. Trata-se do programa “CDL Mais Crédito”, um crediário que está sendo desenvolvido para ser utilizado pelas empresas associadas.

Nesse caso, o sistema desenvolvido faz a análise de crédito e a federação dá garantia de até R$ 500 na venda, por cliente, que receberá um cartão para fazer as compras nas lojas associadas, que terão um adesivo de identificação.

Redução da inadimplência

No contexto de recuperação de créditos e controle da inadimplência, que beneficia tanto o cliente quanto o empresário, o associado da CDL também tem acesso a uma ferramenta fundamental: o registro com cobrança.

O serviço, segundo explica o gestor-executivo da CDL, Carlos Eduardo Vieira, é bastante simples, e ao mesmo tempo muito eficaz.

O lojista, ao realizar o registro de inadimplência no SPC, automaticamente ao ser enviada a carta de aviso de negativação, já anexa um boleto com o valor da dívida, além do sistema encaminhar via sms, o código de barras para o pagamento, desta forma facilitando a recuperação da dívida, e flexibilizando ao consumidor uma forma de pagamento da mesma.

Serviços

Certificação digital (agendamentos)
(47) 3211.8001
(47) 99651.9513
[email protected]

Sala de treinamentos (reservas)
(47) 3211.8003
(47) 99983.2997
[email protected]

Para ser associado CDL
(47) 3211.8000
(47) 99944.7619

Registro com protesto (agendamento de visita)
(47) 3211.8022

Agilidade nas cobranças

Uma das principais preocupações da CDL é ajudar o associado a receber efetivamente tudo a que tem direito pelos produtos oferecidos e serviços prestados. Para isso, outra ferramenta ao qual o associado tem a seu dispor é o registro com protesto.

É um serviço cujo objetivo é minimizar os custos e os transtornos trazidos pela necessidade de protestar dívidas em cartório. Com o sistema da CDL, quando é feito o registro de uma dívida no SPC, é possível também incluí-la na base de protestos.

A CDL oferece ao associado um treinamento para utilização do serviço diretamente na sede da empresa ou nas dependências da entidade.

Certificação digital

Atualmente, as empresas fazem cada vez mais transações online, e os negócios exigem segurança, para garantir a proteção de seus dados e informações importantes da empresa.

O associado da CDL tem acesso à certificação digital, que traz todos esses benefícios.

Trata-se de um documento eletrônico que garante a autenticidade da identidade de pessoas físicas, jurídicas e sistemas, o que assegura a troca online de documentos, por exemplo, dando ao lojista a segurança necessária para fazer seus negócios pela internet.

Cursos e treinamentos

Para auxiliar na qualificação dos colaboradores e proprietários das empresas associadas, a CDL possui treinamentos, cursos, e capacitações especificas. Os Cursos são realizados periodicamente na sede da Entidade, e são divulgados através de agenda disponível no site da CDL www.cdlbrusque.org.br

Em relação ao SPC, os treinamentos não têm custo para o associado. Neles, é possível aprender a fazer consultas, registros, cancelamentos, assim como cadastrar clientes.

Para garantir mais comodidade, a CDL ainda possui uma sala de treinamentos à disposição dos associados, que serve tanto para capacitação quanto para encontros empresariais.

A sala possui 35 cadeiras, quadro, ar-condicionado, wi-fi, caixa de som, microfone e projetor de imagens.

Convênios

Empresas associadas à CDL podem contar com a comodidade de diversos convênios que a entidade possui: escola de idiomas, empresa de estágios, escola de música, lojas, clínica odontológica, clínica médica, academia, faculdade, gráfica e plano de saúde. Em todos esses serviços, o associado da CDL tem direito a excelentes descontos.

Representatividade e papel social

O associado da CDL de Brusque também é beneficiado pela atuação política da entidade, no sentido de pleitear a criação de leis que melhorem a vida dos empresários.

O gestor da CDL cita, por exemplo, que a entidade está se mobilizando para mostrar à prefeitura a necessidade de se criar mecanismos para que o comércio ambulante esteja em igualdade de condições com o comércio formal, como já existe em Botuverá, por meio da atuação do Núcleo da CDL naquele município.

“A CDL entende que não é justo pessoas virem de fora, não pagarem os impostos e o lojista que está todo dia ali sofrer a a concorrência desleal”, afirma Carlos Eduardo Vieira.

Rua Pedro Werner, 180 – 2º andar – Brusque – SC
Fone: (47) 3211-8000

Horário de Funcionamento
Segunda à Sexta-feira
das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30

A FCDL possui, ainda, um funcionário na Assembleia Legislativa, para mapear projetos de lei que possam afetar o trabalho dos lojistas.

Na área social, a CDL investe no Observatório Social de Brusque, que atua pela transparência das contas públicas em Brusque, e também é mantenedora da Orquestra de Câmara do Centro Empresarial.

A entidade também proporciona aos associados os jantares especiais, três vezes ao ano – Dia dos Pais, Dia das Mães e Natal -, com valores subsidiados, muito acessíveis.